Unochapecó se mobiliza para o dia do desafio

Geral

Realizado por todo o mundo, mais uma vez o Dia do Desafio fez com que a comunidade acadêmica da Unochapecó tirasse um tempo para praticar exercícios físicos. Em parceria com o SESC, que organiza o evento no Brasil, na última quarta-feira (25/05), professores e estudantes do 4º período do curso de Educação Física da Universidade fizeram com que aproximadamente mil pessoas se movimentassem.

unoNas salas de aula e nos corredores da Unochapecó, estudantes, professores e técnicos-administrativos puderam se exercitar com jogos e brincadeiras, como tênis de mesa, jogo da velha, perna de pau e atividades com balões. O público que participou também teve a oportunidade de realizar aulas de ginástica artística e exercícios de alongamento. Na Academia Escola, ocorreram atividades de musculação e treinamento funcional.

Nos locais onde o programa de extensão Sorriso para a Vida atuou neste dia, todos tiveram que se mexer. Crianças e adolescentes hospitalizados, crianças institucionalizadas e participantes de programas socioassistenciais, também participaram do desafio. Em cada espaço ocorreram diferentes dinâmicas de práticas corporais, que foram implementadas por estudantes bolsistas.

De acordo com o professor Felipe Corbellini, o principal objetivo destaunodata é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar atividade física. “Inúmeros são os benefícios à saúde dos praticantes, tais como, melhora da aptidão física, redução e controle do peso corporal, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diminuição do estresse e ansiedade, entre outros”. O professor destaca também, que além da competição, esta é uma atividade de conscientização, para que mais pessoas levem uma vida saudável.

Dia do desafio

O evento é um movimento proposto pela The Association dos International Sport for All (TAFISA). As atividades iniciaram no Canadá, no ano de 1983, e chegaram ao Brasil em 1995. O evento ocorre sob forma de competição entre cidades, vencendo o município que mobilizar o maior percentual de habitantes. Neste ano, o tema é “Você se mexe e o mundo mexe junto”, e Chapecó enfrentou a cidade mexicana de Delegación Milpa Alta.

Movimento
Educação física