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Avaliação

O Literatório revelou-se um espaço de leitura fundamental para suprir a grande necessidade de trabalhos referentes ao incentivo à leitura. Atendemos mais de 15.000 pessoas entre acadêmicos da Unochapecó, alunos e professores de escolas públicas e particulares (do município e da região), professores, ambulantes e transeuntes que passaram pela praça Coronel Bertaso, crianças internadas no Hospital Regional de Chapecó, ouvintes da rádio Super Condá, visitantes da Efapi, leitores e escritores que visitaram a Feira do Livro, crianças e adultos que vieram a Casa do Papai Noel. Além disso, o nosso grupo de contadores de história do grupo Um Punhado de Histórias foram requisitados para várias atividades tais como: Recepção de Calouros, Semana do Livro da Biblioteca, VI Ciclo de Conscientização Ambiental (em Águas de Pratas), VI Fórum de Extenção Universitária da ACAFE (realizado em Chapecó), Semana do trânsito na Unochapecó, Contação de Histórias na Feira da Agroindústria Familiar, Campanha Contra a Paralisia Infantil, Acadêmicos da Unochapecó (Curso de Letras, Serviço Social, Pedagogia e Curso de Pós-graduação), professores municipais (Chapecó e região: Xaxim e Cordilheira Alta), Professores e bibliotecários das bliotecas Escolares de Blumenau, Professores de Seara, Fundação Cultural de Chapecó, Alunos de pré-escola e ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Chapecó, Funcionários da Caixa Econômica ONG (Chapecó), Grupo de Escoteiros Ximbangue Alcateia Pantera Negra, Participantes do VI Encontro ACAFE, Ouvintes da rádio Super-Condá, Pessoas da comunidade de Rodeio Bonito e do Bairro Presidente Médice, Pessoas participantes da comunidade de São Carlos e Sul-Brasil da Força Tarefa, Participantes do X Regiocom – Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional realizado na Unochapecó, Crianças que estiveram internadas nas alas de pediatria e oncologia do Hospital Regional de Chapecó, em um total aproximado de 3.206, Crianças e adultos que estiveram nas proximidades da Praça Coronel Ernesto Bertaso (transeuntes, vendedores ambulantes e escolas das proximidades que, tomando conhecimento do projeto, sempre levavam uma de suas turmas para assistir). Estima-se que cerca de 3.000 pessoas pararam para escutar uma história na praça, Leitores que leram o jornal impresso O literatório, Professores e bibliotecários que puderam ver o Literatório em vídeo, Visitantes da Efapi 2005, Visitantes da I Feira do Livro de Chapecó 2005, Visianes da Casa do Papai Noel, Nas demais atividades realizadas, como: Vestibular de Verão; Semana do Livro da Biblioteca; Recepção dos calouros do curso de Letras; Contação de Histórias na Feira da Agroindústria Familiar; Abertura da Semana de Conscientização no Trânsito; Campanha Contra a Paralisia Infantil; Programa Educativo PRONERA, estima-se que 19.255 pessoas participaram e escutaram histórias nesses eventos, entre outras já citadas anteriormente.

Os objetivos traçados para o Literatório no ano de 2005 foram atingidos quase que em sua totalidade. Conseguimos realizar mais um objetivo o jornal impresso O Literatório e também o vídeo pedagógico Literatório em vídeo, e já está em avaliação o Literatório On Line. Sem sombra de dúvida, contribuímos para a formação de leitores mais críticos e conscientes, despertando o gosto pela leitura e colaborando para a consolidação do hábito de ler. Pudemos, através do programa do Literatório, proporcionar diferentes alternativas de atividades com a leitura aos acadêmicos, estudantes e professores das escolas públicas e privadas e comunidade em geral, cumprindo com o papel social da Unochapecó de disseminar o conhecimento acadêmico aos diferentes segmentos da sociedade. Assim como também estamos estimulando os acadêmicos, a partir dos projetos que o programa vem desenvolvendo e aprovando em fontes financiadoras como FAPESC a engajarem-se na pesquisa e extensão universitária.

Desenvolvemos, ainda que em escala menor cursos de aperfeiçoamento para professores e cursos de formação de contadores de história e assessorias para fundações Culturais, bibliotecas e ONGS. Essas atividades estão sendo reestruturadas e ampliadas para que no ano de 2006 tenham uma abrangência maior.

O projeto Vídeo Pedagógico: Literatório: Vídeo Pedagógico, como também: Escolas na Universidade: Leitura e Literatura, Histórias no Hospital: Uma Injeção de Alegria, Um Quarto de Histórias na Quarta: O Literatório On Line demandaram um árduo, mas gratificante trabalho de equipe, pois coordenador, bolsistas e estagiários estavam em constante comunicação e troca de idéias, colaborando para o sucesso dos projetos. É importante salientar que todos eles atingiram seus objetivos e foram bem recebidos e muito elogiados pelas pessoas que participaram e acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos.

Estávamos certos que o Literatório alcançaria os seus objetivos, mas pensávamos que tudo fosse ajeitar-se aos poucos. Para nossa surpresa, o Literatório alcançou alta receptividade, tendo um êxito ainda maior do que prevíamos e cresceu tão rapidamente que não tivemos como lançar todos os projetos que pretendíamos no ano de 2005. A formação de um grupo de recital de poesia, a parceria com a TV e a rádio universitária , e o Literatório Itinerante são projetos que ainda estão para ser implantados e, no devido tempo, serão desenvolvidos (o que envolve uma série de fatores, especialmente a questão da mão-de-obra, pois primamos pela qualidade no trabalho).

O repúdio ou o estímulo à leitura só podem ser bem compreendidos se forem examinados os objetos e os temas que se tomam para ler e sua relação com as questões políticas, estéticas, morais ou religiosas nos diferentes tempos e lugares, em que homens e mulheres, crianças e adultos, sozinhos ou acompanhados debruçaram-se sobre textos escritos ou ouviram a literatura oral.

Sabemos que a literatura não é prática neutra. Ela é campo de disputa, é espaço de poder e aquisição de cultura e cidadania.

O nosso objetivo é incentivar a leitura e pensar a formação do leitor, por isso organizamos projetos no programa Literatório, que focalizam temas refletindo a construção de significações, que é uma das formas que fazem com que os textos sejam lidos, ouvidos e vistos, proporcionando o exercício da cidadania e a inclusão social.

Assim sendo, a preocupação com a leitura no programa investiu esforços nos estudos teóricos – metodológicos sobre leitura – literatura e ensino, no qual, trabalhamos com grupos de professores, acadêmicos, e alguns estagiários de bibliotecas, discutindo práticas, políticas e espaços de leitura e a formação do leitor.

Ler pouco ou não saber ler, numa sociedade letrada, inferioriza o cidadão. Apesar do grande desenvolvimento dos meios eletrônicos, o conhecimento depende majoritariamente do livro e das habilidades do leitor, seja ele, criança ou adulto. No Brasil a preocupação com a leitura é extremada, uma vez que a distância entre a pequena elite abastada e a enorme massa empobrecida se agiganta na proporção em que a esta última são inacessíveis o alimento, a saúde e a educação em quantidade e qualidade.

Portanto, se a importância da leitura eficaz é incontestável, por que o número e qualificações dos leitores é desprezível Por que precisamos argumentar tanto se as pesquisas mostram níveis tão baixos de leitores tornando-se alarmante essa questão no Brasil Sabemos que o nosso trabalho está contribuindo para uma causa relevante, de ordem sócio cultural, e temos certeza que aqui nesta região do oeste de Santa Catarina, estamos desenvolvendo atividades de leitura para a formação de cidadãos leitores críticos.

Esse fato reforça a ideia de que o Literatório é um programa viável e, principalmente eficaz no sentido de formar leitores e despertar o gosto pela leitura, possuindo todos os requisitos para se tornar um projeto de âmbito estadual e até mesmo nacional.

 

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