Estudantes de Medicina experienciam limitações físicas

Realizar uma tarefa simples, como caminhar pela Unochapecó, pode ser complicado quando limitações físicas são um empecilho. Para experimentar essas dificuldades, os estudantes do 1º período do curso de Medicina participaram da atividade “Com Meus Sapatos”, na última segunda-feira (13/06).

Divididos em duplas, os estudantes simularam deficiências físicas através do uso de cadeira de rodas, muletas, esparadrapos e outros materiais para tapar os olhos, a boca ou os ouvidos. Após, o desafio foi concluir atividades na Universidade, como buscar livros na Biblioteca e documentos na Divisão de Protocolo.

O objetivo da atividade é fazer com que os estudantes desenvolvam empatia pelo próximo, especialmente em casos de atendimento médico. De acordo com a coordenadora do evento, professora Paula Zeni, o objetivo é inserir na formação experiências que sensibilizem os estudantes. “Os estudantes devem experimentar tanto as limitações do espaço físico, como subir degraus, utilizar rampas, como também a de comunicação”, afirma.

Cada estudante pode experimentar ao menos uma deficiência. “Nós acreditamos que quando os estudantes se colocam no lugar do outro, nesse caso com a limitação física, eles possam realizar um tratamento mais humanizado ao atendê-las futuramente”, afirma Paula.

A atividade foi desenvolvida pela comissão do curso Humanizamed, que é responsável por ações que estimulem um olhar mais humanizado para as limitações do próximo. Além desta atividade, também são desenvolvidas rodas de conversa, e os eventos Cine Saúde e Teatro do Oprimido. O Humanizamed está no segundo ano de atuação.

Humanizamed