ABEx de Relações Internacionais propõe forma responsável de descarte de fraldas

Comunidade

Através da ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiências), a Unochapecó proporciona que os acadêmicos tenham vivências com tarefas que condizem com suas futuras profissões ainda na graduação. O curso de Relações Internacionais, na disciplina de ‘ABEx III - Mundi: Trabalho Comunitário e Extensão Social’, abordou a importância da modernização na forma de descarte e tratamento de fraldas em Chapecó. A atividade foi ministrada pelos professores Adriana de Toni e Ivo Dickmann e tem parceria com o Rotaract Club São Cristóvão.

O projeto foi denominado como ‘Fraldas descartáveis: separação e destino conscientes’ e destaca a preocupação com o impacto desses resíduos no meio-ambiente. Conforme o coordenador do curso, Luiz Henrique Maisonnett, para poder realizar a reciclagem desse tipo de material é necessário que haja a separação adequada das fraldas dos demais tipos de lixo, como papel, plástico e sedimentos orgânicos. “Somente assim é possível obter a quantidade necessária de fraldas para viabilizar a futura reciclagem ou tratamento”.

Para iniciar o projeto, foi realizada uma estimativa do consumo de fraldas em Chapecó com base no número de crianças de 0 a 2 anos de idade registradas no portal da transparência do registro civil entre fevereiro de 2021 até o mesmo mês deste ano. Este processo totalizou um número de 6.268 bebês. “Considerando a estimativa de uso diário de fraldas por criança e o peso de uma fralda limpa, estima-se que Chapecó tenha produzido cerca de 24 toneladas de fraldas em fevereiro de 2023. Levando em conta que algumas crianças podem usá-las até os quatro anos de idade e que também existem fraldas geriátricas, o volume total pode ser ainda maior”, esclareceu o coordenador.

De acordo com a Boomera, empresa brasileira que trata da economia circular, são necessárias cerca de 20 toneladas de fraldas por mês para viabilizar a reciclagem desse tipo de material e também a produção de novos produtos. “Isso indica que se Chapecó conseguir implementar um sistema eficiente de separação de fraldas descartáveis dos demais resíduos, há possibilidade concreta e viável de implantação de tratamento desse tipo de rejeito no município”, pontuou Luiz Maisonnett.

Uma das alunas responsáveis pelo estudo, Jenifer Beilner explica que o projeto foi idealizado há cerca de um ano, e graças à disciplina de ABEx foi colocado em prática.

“Eu e minhas colegas pesquisamos muito sobre o tema para conseguir encontrar a melhor solução possível, uma vez que há pouco material disponível sobre o assunto. Apesar dele parecer estar fora da nossa área de estudo, acreditamos que o meio ambiente é uma questão internacional e estamos firmes na nossa convicção sobre o potencial do projeto e os benefícios que ele pode trazer à cidade de Chapecó e para as pessoas que moram nela”.

A parceria

Conforme Ivo Dickmann, que além de docente dos cursos de graduação também está à frente do Programa de Pós-graduação em Educação, a parceria feita com o Rotaract Club foi muito bem aceita pelos alunos e rendeu um excelente resultado. “São muito disponíveis e abertos ao diálogo sobre as temáticas que os nossos estudantes de Relações Internacionais propõem. Esse foi um tema que eles imediatamente aceitaram, porque o Rotaract tem essa pegada sustentável e alternativa”.

Ainda sobre a forma responsável de descarte de fraldas, o professor salientou que “essas atividades fazem com que os alunos percebam que eles podem criar alternativas sociais antes mesmo de finalizar a graduação. Eles notam que são sujeitos que vão atuar, intervir na sociedade e pensar propostas alternativas ao que se tem hoje. Nesse sentido eles percebem também que podem sim impactar na sociedade, são sujeitos sociais e vão ter que se envolver na comunidade que eles participam”, finalizou.

Estudar na Unochapecó vai muito além de encontrar qualificação profissional com ensino de ponta e atividades práticas de verdade. Na Uno, o aprendizado ultrapassa as fronteiras da sala de aula e impacta na sociedade. As inscrições para o curso de Relações Internacionais estão abertas para ingresso ainda no segundo semestre de 2023. Inscreva-se!

* texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Rotaract
Relações internacionais