Acadêmicos de diferentes cursos se unem para solucionar problemas da região

Texto Ana Vertuoso*

Parte importante do trabalho de um professor é pensar em novas maneiras de ensinar. Após uma capacitação no TCC Startup, os professores da Unochapecó, Caroline Dallacorte, Cleunice Zanella, Micheli Zanetti e Rodrigo Barichello, se desafiaram a construir uma metodologia que integre diferentes cursos. Com isso, surgiu a ideia da Disciplina Integrada, em que acadêmicos de cursos distintos trabalham juntos na solução de problemas.

Os professores entraram em contato com uma empresa parceira da Uno, que realiza um projeto semelhante em outra cidade, para entender melhor a metodologia utilizada. Assim, neste semestre, a Disciplina Integrada está sendo oferecida em dois dias da semana. Nas terças-feiras, os estudantes de Administração, Design e Sistemas de Informação se unem para, de forma coletiva, descobrirem como atender demandas reais das empresas Coopercarga, Clarice Fogões e Zagonel, parceiras do projeto.

Já nas quartas-feiras, é a vez dos acadêmicos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Ciências Contábeis pensarem sobre os desafios propostos pela BRF, Gelnex e Scussel Verduras. "O desafio do meu grupo é minimizar ou eliminar os gastos excessivos de produtos químicos, e identificar as possíveis perdas de proteínas durante o processo de tratamento de água e efluentes de uma empresa", explica a estudante de Engenharia de Alimentos, Gabriela Simes.

Para a jovem, o trabalho em equipe é importante tanto nos estudos quanto na profissão.

"Está sendo uma experiência incrível. Cada acadêmico, em seu respectivo curso, contribui com o aprendizado teórico e com a prática vivenciada profissionalmente, visto que já trabalhamos em nossas áreas de formação, para buscarmos solucionar o problema proposto. Direta ou indiretamente, estes cursos estão ligados uns aos outros no mercado de trabalho. Encerrarei a disciplina com uma bagagem diferente daquela que iniciei".

Professores de diferentes áreas ministram a disciplina

De acordo com a professora Caroline Dallacorte, o projeto é resultado da junção de diversas disciplinas que fazem parte das matrizes curriculares dos diferentes cursos. Ao final da atividade, os estudantes produzem um relatório com uma proposição de solução dos problemas. "Reunimos cursos diferentes porque no mercado de trabalho atuamos com profissionais de diversas áreas. Assim, podemos identificar o quanto cada habilidade aprendida em sala pode ser complementar às demais".

Exercícios como esse proporcionam uma formação diferenciada devido à troca de experiências constante. "As atividades integradas trazem situações reais que os acadêmicos irão vivenciar durante seu emprego ou após a formação, para desenvolver habilidades diferenciadas. Elas também contribuem para a reflexão sobre a importância da multidisciplinaridade e o quanto diferentes áreas podem se complementar e desenvolver resultados em conjunto", completa.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Inovaçao