Ainda dá tempo de participar: quebra-cabeça coletivo está 75% completo

Cultura

À primeira vista, as pequenas peças coloridas de um quebra-cabeça lembram um passatempo infantil. Com raciocínio, os quadrados - ora confusos - se tornam uma paisagem ou uma reprodução de uma pintura clássica. O desafio começa quando o tamanho do enigma aumenta e mais mentes pensando em conjunto se tornam imprescindíveis para que a figura seja solucionada. É essa a proposta do quebra-cabeça coletivo da Biblioteca Profª Oneida Belusso, da Unochapecó.

Estudantes, funcionários e visitantes são convidados a ceder um pouco de atenção às três mil peças da charada e com isso, reafirmar o caráter comunal do espaço, tão importante para a convivência universitária. As diferentes formas de pensar a resolução da charada terminam sendo o resultado mais proveitoso da ação. Quem explica a iniciativa é Jackellynni Ferreira, bibliotecária da Instituição.

"Cada um tem uma perspectiva diferente sobre a montagem. Acho que é bom pensar que cada pecinha colocada, os caminhos percorridos são importantes para chegar no objetivo final: A paisagem, o todo. Do ponto de vista mental, já se é conhecido que os quebra-cabeças, foco, na memória, raciocínio lógico", conta.

Com 75% da imagem finalizada, os técnicos já preparam o local onde será exposto o trabalho dos frequentadores da Biblioteca, emoldurado. Novos quebra-cabeças também podem pintar no ambiente nos próximos semestres. Além deste, o espaço também conta com a disposição de um telão, conta do streaming Netflix, sofás e mais jogos. "O insumo do trabalho do bibliotecário é a informação, seja em qualquer formato que ela esteja: um livro, filme, HQ, quadros, entre outros. É interessante pensar nessas interações como forma de acolher o estudante e comunidade acadêmica", diz.

A Biblioteca da Uno possui um dos maiores acervos da região, com mais de 130 mil exemplares, e uma versão online e gratuita para os estudantes. Não deixe de visitar este ambiente pensado com muito carinho para toda a comunidade!

Quebra-cabeça coletivo
Quebra-cabeça