Minha Uno
Menu Busca

Aluna do Colégio Unochapecó vence Concurso de Redação

Educação

Durante cerca de dois meses, o Concurso Literário e o Concurso de Redação nas Escolas movimentaram mais de 30 mil pessoas em Chapecó e região. As duas competições integram as iniciativas de promoção da Feira do Livro, que chega à sua quinta edição em 2023 e será realizada de forma presencial. A dinâmica dos concursos buscou gerar, nas escolas e na sociedade, uma conscientização sobre o poder transformador da leitura para o desenvolvimento integral das pessoas. 

Além da importância da temática, o objetivo de promover a qualificação de professores e estudantes sobre o modelo de redação dissertativo-argumentativo parece ter sido alcançado com sucesso. Isso porque 347 turmas de 61 escolas escreveram mais de 8 mil redações, sendo 347 selecionadas pelos professores, ainda nas escolas e submetidas na plataforma de inscrição online da Feira do Livro. 

>> Leia mais: Evento marca o lançamento da Feira do Livro 2023 na Unochapecó <<

O Colégio Unochapecó não ficou de fora do movimento. Desde as primeiras atividades sugeridas pela organização do concurso, os professores do Colégio promoveram atividades de leitura e interpretação dos materiais de consulta sobre o tema. Os alunos se debruçaram sobre artigos, dados e fóruns que debatem a importância, as debilidades e a motivação para a leitura no contexto nacional. 

A professora Jakeline Mendes, que ministra a disciplina de Linguagens e suas Tecnologias, ressalta que todos os alunos receberam subsídios para fundamentar suas argumentações nos debates em sala de aula. O protagonismo incentivado pela forma de ensinar do Colégio Unochapecó, segundo a docente, deu o tom da atividade. 

“Nós fazemos produções de texto em grande frequência, seja na modalidade oral, em seminários ou sumarizações, e desde o início trabalhamos o texto dissertativo-argumentativo. Nós colocamos o desafio para que eles procurem bases que dêem sustentação para a argumentação deles, para sair do senso-comum. O que a gente trabalha com eles em todas as aulas é que façam sempre debates e argumentações fundamentadas, embasadas. O conhecimento é construído no individual e no coletivo”, explica Jakeline.

A dinâmica da argumentação rendeu frutos para além da sala de aula. No dia 22 de novembro, o Concurso de Redação chegou ao fim e as melhores produções foram premiadas. Entre elas, estava a redação intitulada ‘Como a leitura molda a sociedade’, escrita pela aluna Flávia Heloísa Santin do Amarante, do Colégio Unochapecó, no lugar mais alto do pódio da categoria ‘Ensino Médio’. Mais de 80 redações concorreram na categoria.

Flávia recebeu o prêmio junto da a diretora do
Colégio Unochapecó, professora Marizete Lemes da Silva Matiello

A estudante conta que o interesse pelo universo da leitura e da escrita vem desde a infância. Para Flávia, o contexto e as atividades propostas em sala de aula pelos professores fizeram diferença na hora de colocar a redação no papel, já que a experiência promoveu muito aprendizado.

“Abordar essa temática na escrita foi uma tarefa desafiadora. É um tema relativamente passível de tangenciamento, então fomos motivados pelas professoras de linguagens a pesquisar e compreender a importância da literatura com base em artigos científicos para, dessa forma, tivéssemos total entendimento do assunto e não tangenciar ou abordar argumentos dúbios e vazios”, explica.

Para Flávia, a participação no concurso já gerou um sentimento positivo, que se amplificou com a vitória. “O Colégio Uno, além de agir como um meio de inserção nesse tipo de evento, permite, por meio da estrutura e dos professores, um maior alcance ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias para atingir um bom resultado. Posso afirmar que ter participado do evento foi uma experiência que já agregou e ainda irá agregar no âmbito acadêmico da minha vida. Me vejo, portanto, na obrigação de agradecer a oportunidade e o incentivo dos meus professores e colegas”, relata.

>> Leia mais: Conheça os vencedores do Concurso Literário e do Concurso de Redação nas Escolas << 

Jakeline não esconde o entusiasmo em ver a materialização das habilidades e competências construídas pela proposta do Colégio Unochapecó, principalmente no caráter interdisciplinar dos conteúdos ensinados. “Fazemos um processo de feedback muito criterioso e cuidadoso com as produções dos alunos, sejam elas orais ou escritas, eles recebem um feedback de correções ortográficas, de coerência, então eles recebem de forma personalizada. Nosso trabalho tem sido bastante dedicado a isso, aos bons resultados e à satisfação dos alunos com o próprio aprendizado, e isso é um trabalho feito a todas as mãos”, diz.

Para Angelica Madela, professora que também trabalha a área das Linguagens, o movimento de integração de diferentes áreas do conhecimento na elaboração das atividades cotidianas do Colégio merece destaque. A docente reflete que o resultado da competição se soma ao engajamento dos alunos em sala de aula, e isso fortalece a missão da Instituição.

“A forma como o Colégio Unochapecó trabalha é nova para Chapecó e para a região. Essa forma articula as habilidades, os objetos de conhecimento e mobiliza os estudantes. Foi a primeira vez que participamos de uma competição como essa, tanto como equipe docente quanto como Colégio, e esse movimento serve também para avaliar os caminhos que percorremos e vamos percorrer. Foi uma experiência enriquecedora para nossa formação interdisciplinar”, finaliza Angelica.

>> Leia mais: Estude no Colégio Unochapecó e seja a diferença que a comunidade precisa <<

COMPARTILHE
TAGS
Feira do livro
Ensino médio
Concurso de redação
Colégio uno

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image