Uno Fashion Day 2016: as memórias da infância em cada ponto da agulha

Cultura

Emoção e nostalgia, essas são as palavras que melhor definem o que foi a noite do último sábado (12/11). Lembrar das cores, músicas, filmes, pessoas e brincadeiras que fizeram parte da infância foi a proposta do Uno Fashion Day 2016. Promovida pelo curso de Design de Moda da Unochapecó, a oitava edição do evento aconteceu no Clube Recreativo Chapecoense (CRC) e teve como tema “Rebrincar: memórias da nossa infância”. Na ocasião, mais de 500 pessoas puderam retomar suas lembranças e sentir novamente a alegria de ser criança.

fashion

A coordenadora do evento, professora Rachel Correa Quadros, explica que a temática do desfile surgiu com o intuito de promover uma reflexão sobre a importância da infância, que é um momento de descobertas imprescindíveis para a construção do ser humano. “Nada melhor que a linguagem da moda para falar sobre infância. Precisamos cuidar das crianças porque elas serão os adultos do nosso futuro”, complementa.

Cada peça da coleção resgatou elementos relacionados à essa fase da vida, focando em determinados períodos da história que vão de 1920 a 1978. Além disso, os estudantes buscaram, através das cores, formas e texturas, apresentar as principais características da cultura da Região Oeste de Santa Catarina. Ao todo, 32 acadêmicos apresentaram suas criações cápsulas, dentro de uma linha do tempo que compreendeu oito fases, da infância até a adolescência.

"O desfile nos surpreendeu principalmente com as coleções que foram apresentadas. Os 32 alunos estavam muito engajados e conseguiram mostrar seus trabalhos dentro do tempo proposto e, principalmente, em sintonia com a temática. Já o evento, através de cada detalhe, conseguiu transmitir um sentimento de carinho e nostalgia ao fazer o público relembrar as memórias da infância. Estamos muito felizes", avalia o coordenador do curso de Design de Moda, professor Fábio Vieira.

Experimentando emoções

fashionForam quatro meses de co-criação e o resultado perpassa pelas fases: Inocência e Pureza; Natureza Imaginativa; Cantigas de Roda; Herança dos Brinquedos; Fazendo Arte: Traços e Rabiscos; O mundo é um parque; Era uma vez.. Literatura, Poesia e diversão; e Quando eu crescer…

Thiago Varnier, acadêmico de Design de Moda, criou da coleção Realeza. Inspirada na década de 1980 e na Princesa Diana, as peças trazem a essência da elegância revigorada na beleza da mulher contemporânea. “Esse período foi marcado pelo estrelato, com as pessoas aparecendo na mídia e discurso de aceitação (seja você mesmo), por isso foi muito importante relembrar desse período”, completa.

O Uno Fashion Day já configura-se como um exemplo de conexão entre a Universidade e a comunidade. Além de envolver os estudantes e oportunizar a dinamização da produção de moda na região, o evento aproxima a comunidade. Neste ano, por exemplo, o público entrou no clima proposta e contribuiu com brinquedos que serão doados para as crianças carentes neste Natal.

Fotos: Gabriel Henrique Widmer

fashon