Um convite para rebrincar e vivenciar as memórias da infância

Cultura

Cores, músicas, filmes, cheiros ou pessoas. Quase sempre, em algum momento da vida, algo nos remete ao passado. Momentos que fazem parte da nossa história e seguem à espera de algum dispositivo, prestes a acender as luzes da nossa memória. Algumas vezes, até nos fazem suspirar. É nesse contexto nostálgico que surge o conceito do Uno Fashion Day 2016. Afinal, que lugar melhor para se viajar quando buscamos nossas lembranças, senão a infância?

Com o tema Rebrincar: memórias da Nossa Infância, a oitava edição do evento promovido pelo curso de Design de Moda da Unochapecó ocorre neste sábado (12), às 19h, no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). A ideia central do desfile surgiu justamente da relevância de se pensar e refletir a importância da infância, histórias e raízes. Segundo a coordenadora do evento, professora Rachel Correa de Quadros, trata-se de um momento de descobertas essenciais para a construção do ser humano. É quando a criança inicia a sua relação com o mundo e os aprendizados da vida nascem de experiências que são viabilizadas através do brincar.

uno fasuon

"A análise desse momento e sua indumentária ao longo dos tempos é um tema que consideramos relevante para o campo da história cultural. Resgatar as memórias que fizeram parte da cultura da infância da região Oeste de Santa Catarina enobrece ainda mais a apropriação deste conhecimento pelos estudantes e comunidade que prestigia o evento", destaca a professora, que também coordenou a edição do ano passado, inspirada na história da região.

Mais de 100 pessoas participam da organização do desfile que apresenta as coleções de 32 alunos do curso. O direcionamento criativo foi idealizado em estudos de macrotendências de moda (comportamento de consumo), com o objetivo de dar harmonia às criações e, principalmente, ao processo criativo coletivo.

A temática busca resgatar e registrar os saberes, brinquedos, brincadeiras, jogos e cânticos relacionados à infância, determinado por um recorte histórico entre 1920 a 1978. A coleção têxtil busca, por meio de delineamentos de cores, linhas, formas, silhuetas e texturas, promover a representação lúdica e criativa do conhecimento que fazem parte da cultura da Região Oeste do Estado.

Experiências sensoriais

turma

Foram quatro meses de co-criação coletiva, onde cada estudante pôde desenvolver sua coleção cápsula. Em suma, a linha do tempo de uma criança de zero a oito anos. As fases passam pela Inocência e Pureza; Natureza Imaginativa; Cantigas de Roda; Herança dos Brinquedos; Fazendo Arte: Traços e Rabiscos; O mundo é um parque; Era uma vez.. Literatura, Poesia e diversão; e Quando eu crescer…

Oito momentos que convidam o público a vivenciar experiências sensoriais nostálgicas por meio da evolução da vida. "A expectativa é emocionar o público e provocar experiências inesquecíveis. O Uno Fashion Day possui um delineamento fundamental em sempre professar, por meio da linguagem da moda, ensinamentos para a comunidade sobre as histórias da região, resgatando a riqueza cultural da nossa terra", acrescenta a professora.

O Uno Fashion Day é hoje um exemplo de articulação positiva entre universidade e setor produtivo. Surgiu como uma necessidade do curso, mas, segundo Rachel, desde cedo foi assumido pelos representantes das indústrias do setor como uma oportunidade de dinamização da produção de moda na região. "E o resultado aí está: um desfile consolidado, que já foi incorporado ao calendário dos grandes eventos da cidade, e de fundamental importância tanto para o desenvolvimento do setor produtivo quanto para a formação dos novos profissionais de moda", conclui a professora. O desfile é aberto a toda comunidade. Para participar basta entrar no clima do evento e levar um brinquedo, que será doado para crianças carentes neste Natal.

* Fotos do editorial de moda: Janaina Schvambach

Uno fashion day 2016