Minha Uno
Menu Busca

Workshop é ministrado pelo expert Hartmut Welck, da Alemanha

Geral

Workshop é ministrado pelo expert Hartmut Welck, da Alemanha um workshop com o tema “Cluster de biotecnologia e inovação em pequenas e médias indústrias: o case de Baden-Wüttemberg” ocorre na Unochapecó. Essa ação, iniciada nesta segunda-feira, 6 de agosto, encerra nesta terça-feira, como parte do Projeto de Cooperação Internacional firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a União Européia, por meio das regiões de Emilia-Romagna (Itália) e Baden-Wüttemberg (Alemanha).

O workshop é ministrado pelo expert-líder da Baden-Wüttemberg, Hartmut Welck, que trabalha na Steinbeis Foundation. Nos dias 6 e 7 de agosto, ele discute temas ligados ao cluster de biotecnologia, como gestão da inovação, transferência de tecnologias, auditorias de inovação em empresas e oportunidades para cooperação Europa-Brasil. O evento conta, ainda, com a presença do representante da Fapesc, Diógenes Feldhaus, que faz a mediação do palestrante com o público e informa que “o evento está sendo importante para mostrar os conceitos da organização de empreendedorismo com base em biotecnologia”.

foto

O objetivo é de conhecer como Baden-Wüttemberg e outras experiências europeias organizam e desenvolvem o cluster de biotecnologia para a indústria de pequeno e médio portes, discutir temas como a gestão da inovação e tratar sobre auditorias de inovação em empresas. Para o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt), professor Radamés Pereira, “oportunidades como essa servem para quem está participando entrar em contato com outras realidades, aprendendo a aplicação de processos, produtos e gestão de negócios para a região”. Acrescenta que também é importante discutir a cadeia da pequena e média indústria catarinense de biotecnologia, buscando identificar oportunidades de melhoria ou práticas a serem implementadas. Para Radamés, há  oportunidades para futura interação através da missão brasileira que irá à Europa para visitar Baden-Wüttemberg e Emilia-Romagna.

Mais de 20 pessoas, das mais diversas áreas, participaram do workshop, realizado no auditório 3 do bloco R3 do campus da Unochapecó. Todos eles tem a finalidade de conhecer as melhores práticas e a organização produtiva da região de Baden-Wüttemberg. A professora e pesquisadora de engenharia de alimentos Maria Manuela Camino Feltes, do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC)/Campus Concórdia, disse que “inovação é enxergar de maneira diferente e adequar ao dia a dia”. Já o engenheiro agrônomo Luis Carlos Vieira, da Epagri, participa para conhecer os modelos de negócios aplicáveis em sua área de atuação na pesquisa agropecuária.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image