Campus da Unochapecó recebe futuros acadêmicos no Mundo das Profissões

No próximo sábado (23/09), a partir das 13h30, o campus da Unochapecó estará de portas abertas para quem busca mudar o agora. A Universidade realiza mais uma edição do Mundo das Profissões, que proporciona os primeiros contatos dos estudantes do Ensino Médio com os cursos de graduação da Uno. No evento, os futuros acadêmicos poderão conhecer a estrutura da Instituição, conversar com os professores e ‘veteranos’ e viajar pelas oportunidades que os esperam.

O evento é realizado desde 2006 e entra em sua 17ª edição. Em 2022, ano que marcou o retorno do Mundo após o hiato da pandemia, mais de três mil alunos marcaram presença. A nova edição promete público recorde: já estão confirmadas delegações de mais de 50 escolas do Oeste Catarinense, Noroeste gaúcho e Sudoeste paranaense. Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o Mundo é um evento mais que especial no calendário da Instituição.

“O Mundo das Profissões já trouxe tantos e tantas jovens para conhecer os nossos cursos de graduação e oportunizou o encontro com profissões que eles até desconheciam, e que se tornaram grandes carreiras depois. Nesse sábado, vamos receber turmas dos colégios para conhecerem os cursos e oportunidades, nossos professores, e esse momento é ainda mais importante com o advento do Universidade Gratuita. É um dia especial para tirar dúvidas, conhecer os cursos, e nós temos equipes que irão auxiliar nessa decisão que é tão importante nessa fase da vida dos jovens. Esperamos a todos no Mundo das Profissões com muita energia!”, comenta.

Programação

Estão previstas atividades simultâneas em todos os blocos do campus, partindo de todas as Escolas do Conhecimento: cada curso prepara com carinho e entusiasmo as atividades que representam o cotidiano da graduação, e que farão brilhar os olhos dos profissionais do futuro. No Jardim das Artes, os visitantes poderão conhecer as oportunidades de bolsas, projetos de extensão, ensino de idiomas, intercâmbios, estágios e muito mais. Para os professores, a programação envolve a palestra ‘O poder da comunicação docente para o engajamento discente’, com o comunicador e egresso da Uno, Anderson Sulchinski. A atividade será no Salão Nobre, a partir das 14h.

Para quem está pensando nos cursos da Escola de Gestão e Negócios, o Bloco R é o caminho. Atividades práticas como o simulador do Mercado de Capitais e ‘O homem que calculava’ estão na mira dos cursos voltados para finanças. “Teremos uma mini feira de profissões, onde os alunos de RI vão mostrar para vocês as diversas possibilidades que a graduação pode trazer, desde o serviço público na diplomacia até o serviço privado em grandes empresas, corporações transnacionais na área de gestão. Espero vocês na sala de Relações Internacionais!”, convida o professor Luiz Henrique Maisonnett.

Quem busca os cursos da Escola da Saúde irá se deparar, nos Blocos G e G3, com atividades de alimentação saudável, laboratório farmacêutico, tour pela Clínica Integrada, atendimentos odontológicos na prática e simulação de primeiros socorros. A coordenadora de Biomedicina, professora Beatriz Bonadimann, conta que o curso está preparando três espaços diferentes para receber os visitantes. “No primeiro bloco, teremos um cenário que envolve a perícia criminal. No segundo andar, a parte de análises clínicas e, no terceiro andar, atividades no laboratório de estética. Todos os espaços estão sendo preparados com muito carinho para os nossos convidados especiais”, conta.

>> Leia mais: Rua da Criatividade: Escola Conexa divulga ações que serão realizadas no Mundo <<

Já nos cursos da Escola de Humanidades, localizados nos blocos C, G e M, a programação envolve exposição dos materiais produzidos nas disciplinas de Aprendizagem Baseada em Experiências, apresentações das viagens de estudos e aulas integradas. No curso de Direito, haverá espaços especiais dedicados ao direito internacional e parcerias como as Polícias Militar e Civil. “Também estaremos promovendo os mini-júris. Neles, os próprios estudantes do curso de direito atuam como juízes, promotores de justiça e advogados, e você pode fazer parte do conselho de sentença. Esperamos por vocês!”, chama o coordenador do Direito, professor José Jacir Victovoski.

Os cursos da Escola Politécnica não ficam atrás: as produções científicas e atividades laboratoriais estarão em destaque. Nos Blocos R, K e no Pollen Parque, os visitantes podem conferir desde stands de análise sensorial da alimentos de laboratório até amostras de argamassa feita com lodo industrial, passando por ilhas de computadores e robótica. A coordenadora de Engenharia de Alimentos, Ana Paula Capelezzo, conta que o curso terá dois ambientes: “vamos falar das perspectivas do mercado de trabalho na Engenharia de Alimentos, em áreas como bebidas, sorvete e carnes plant-based. Não deixe de conhecer nossos espaços!”, convida.

E para quem está interessado nos cursos da Escola de Agrárias e Ambiente, vale visitar o Bloco R e a Clínica Escola de Medicina Veterinária. Os cursos estão preparando mostras de saúde, biotecnologia, biodiversidade, além de visitas ao Museu de Ciências Naturais e muito mais. “O curso de Agronomia estará com várias atividades práticas inerentes à profissão, com várias demonstrações nos laboratórios de solos e de sementes, e estamos com uma equipe preparada para receber os futuros alunos!”, conta o coordenador de Agronomia, professor Fábio Busanello.

Portas abertas
Mundo das profissões