Minha Uno
Menu Busca

Professor da Unochapecó participou da revisão realizada no MEC, em Brasília

Geral

Entre os dias 7 e 11 de abril, o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Hilario Júnior dos Santos, esteve no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Ele foi convidado pelo MEC para participar da revisão do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, criado em 2006 e depois atualizado em 2010.

A proposta consiste em atualizar, avaliando a inclusão ou retirada de cursos. Além disso, poder alinhá-los com possíveis cursos de ensino médio profissionalizante e de pós-graduação lato e stricto sensu. Conforme Hilario, o processo se deu através de eixos temáticos, cada um composto por até 7 especialistas. Neles, no mínimo dois profissionais analisavam cada item do catálogo. A partir disso foram emitidos pareceres que tramitarão para atualização nos próximos meses. 

O professor da Unochapecó foi um dos responsáveis pelo eixo de Produção Cultural e Design. Neste sentido, participou da revisão dos cursos superiores de tecnologia em Produção Audiovisual, Comunicação Institucional, Produção Publicitária, Comunicação Assistiva, Produção Multimídia, Fotografia e Jogos Digitais. Hilário fez parte, ainda, do parecer de criação do curso superior de tecnologia em Design de Animação.

Estiveram presentes cerca de 60 professores de ensino superior de todas as regiões do país. De acordo com Hilário, foi muito importante contribuir com a regulamentação dos Cursos Superiores em Tecnologia (CST) e aplicar as diretrizes curriculares na atualização e criação de novos cursos. “Os CSTs são uma modalidade de graduação adotada e regulada visando acelerar o desenvolvimento tecnológico do país por formar profissionais específicos com perfil inovador. Participar disso foi gratificante”, complementa.

O documento

O catálogo rege a implantação e manutenção de cursos de tecnologia padronizando nomenclatura, infraestrutura requerida, perfil profissional e campo de atuação dos tecnólogos. Construído de forma coletiva, o documento conta com a participação de especialistas, pesquisadores, instituições de ensino superior, entidades de representação corporativa, entre outros profissionais qualificados de todo Brasil.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image