Centro de Residência em Software fecha parceria com a empresa Agriness

Texto Gabriel Kreutz*

Está na missão do Centro de Residência em Software (CRS) ​​formar jovens talentos na área de Tecnologia da Informação para o mercado de trabalho​​. E a melhor forma de cumprir com ela é colocar os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó em contato com as empresas que desenvolvem produtos e serviços de tecnologia. Neste ano, em um novo espaço, junto ao Pollen Parque Científico e Tecnológico, o CRS continua gerando oportunidades para que os acadêmicos realizem estágio em empresas renomadas da área.

A mais nova parceria fechada foi com a Agriness, que há 20 anos desenvolve tecnologias voltadas para a gestão da produção animal, agregando soluções de alta performance para impulsionar a vida no campo. Hoje, a equipe de tecnologia da empresa é formada pelos times de produto e plataforma, que são subdivididos em verticais, e é dentro dessa estrutura que os estagiários do CRS estão inseridos.

Um dos estudantes que já está vivendo essa experiência na prática é Henrique Cavalli, do 4º período de Ciência da Computação. Ele iniciou seu estágio na empresa no mês de maio.

"É uma oportunidade excelente, consigo pôr em prática vários aprendizados. Aprendemos muito sobre versionamento de código, padrões de projeto, entre outros. Está sendo incrível essa oportunidade junto a Agriness, e eu avalio como algo de extrema importância, pois torna a curva de aprendizado muito menor e nos deixa prontos para o mercado de trabalho", ressalta.

Para a empresa, que também está instalada no Pollen, a parceria é muito importante pois acredita na junção do tech e do agro para atuar na formação de profissionais que estão se inserindo no mercado de trabalho. "Estar dentro da Unochapecó é uma oportunidade de trabalhar nossa marca empregadora e atrair os estudantes da região para iniciarem suas carreiras conosco. Além de estarmos em um ambiente muito próximo do agro e com pessoas que entendam da nossa regra de negócio", explica Elton Gubert, diretor da Agriness.

Atualmente, a empresa possui o programa de estágio 'Agriness Go'. Por meio dele, é realizado um trabalho conjunto, onde os estagiários atuam em contato direto com as equipes da empresa. O projeto também conta com mentorias técnicas e comportamentais, além do conhecimento prático no dia a dia. Os estudantes estão presencialmente dentro do CRS, com um supervisor da Universidade apoiando com dúvidas técnicas.

Além da parceria com a Agriness, desde o ano passado, a empresa Desbravador Software, também possui um núcleo dentro do CRS, assim como as empresas parceiras AngelLira e Infogen.

"O objetivo é sempre potencializar essa aproximação com as empresas, oportunizando novas formas de ingresso no mercado de trabalho para os estudantes, fortalecendo o aprendizado obtido na universidade e preparando-os para a vida profissional", completa a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Monica Tissiani De Toni Pereira.

*Jornalista - Unochapecó

Sistemas