Minha Uno
Menu Busca

Centros de Inovação assinam acordo de cooperação entre ecossistemas regionais

Inovação

Pela primeira vez em Santa Catarina, dois parques tecnológicos regionais terão um acordo de cooperação para desenvolvimento conjunto de projetos voltados à inovação e apoio a startups. O Ágora Tech Park, centro de inovação de Joinville, e o Pollen Parque Científico e Tecnológico, de Chapecó, assinaram nesta sexta-feira (01/10) o termo de cooperação durante o 3º Encontro dos Centros de Inovação, que aconteceu no Ágora.

O acordo prevê, entre outras iniciativas, cooperação para formação de uma rede de mentores com objetivo de auxiliar o desenvolvimento de startups, capacitações e troca de experiências. Também será disponibilizado espaço e conexões para startups incubadas em ambos os ecossistemas, rodadas de pitch (apresentação de empresas inovadoras) para startups e investidores que possuem relação tanto com o Ágora quanto com o Pollen, além de colaboração na divulgação e elaboração de projetos para captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O Ágora é o maior parque multissetorial da América Latina

Inaugurado em 2019 em Joinville, o Ágora é um empreendimento privado localizado no Perini Business Park - maior parque multissetorial da América Latina, com cerca de 250 empresas instaladas - e é conveniado à Rede de Centros de Inovação do governo de Santa Catarina. Conta com três prédios - HUB, MOB e DAT - no qual estão instaladas dezenas de  empresas, startups, incubadora e sedia unidades de associações como ACATE, FIESC e SEBRAE, entre outras.

"É uma oportunidade para fortalecer e construir um relacionamento baseado em inovação entre duas regiões de grande importância econômica no Sul do país. Trata-se de um modelo que pode se expandir a outros ecossistemas, integrando mercado, comunidade acadêmica de forma a gerar inovação na prática", comenta Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora. 

O Pollen Parque Científico e Tecnológico, inaugurado no início de agosto, foi construído com recursos do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Chapecó e tem gestão da Unochapecó. Hoje, 25 empresas estabelecidas e 21 startups fazem parte do Pollen Parque, 80% delas já estão instaladas. 

"Essa parceria é importante para aproximar os dois Parques, criando uma rede de compartilhamento de conhecimento, projetos e ideias entre os profissionais e pesquisadores envolvidos. É a partir da união de esforços que vamos gerar uma iniciativa forte e consistente que possa ser compartilhada com toda a rede de inovação", comenta o professor e diretor do Pollen Rodrigo Barichello.

O acordo de cooperação também prevê o compartilhamento  de informações estratégicas e dados sobre programas e projetos dos dois ambientes, além da estruturação de um projeto de indicadores para habitats de inovação. A iniciativa em conjunto visa a contribuição de Chapecó na estruturação de um núcleo específico para atuação em projetos, captação de recursos e prestação de serviços na unidade de Joinville. 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Tecnologia
Pollen parque
Parceria
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
Inovação
Cooperação
ágora park

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image