Conheça os vencedores da 5ª Maratona da Inovação da Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

Jogos digitais não servem apenas para entretenimento. Mais do que isso, eles podem ser grandes aliados das empresas que buscam criar um vínculo maior com seu público-alvo. Essa é a proposta vencedora da 5ª Maratona da Inovação da Unochapecó, que premiou os três primeiros colocados na noite desta terça-feira (21/11). O projeto vencedor, intitulado Inermis Studios, foi desenvolvido pelos acadêmicos Ingrid Thays Santin (Publicidade e Propaganda), Jonas Francisco Milan (Jogos Digitais) e Eduardo Augusto Bernieri Koller (Jogos Digitais), que agora terão o apoio da Incubadora Tecnológica (Inctech) para modelagem do negócio.

O objetivo da equipe é desenvolver jogos nas modalidades mobile e web, voltados para empresas que têm necessidade de qualificar o vínculo do público com suas marcas, através da experiência de usuário e da gamificação. Segundo a empreendedora Ingrid Thays Santin, a exposição de uma marca ou produto em advergame para o usuário é, em média, de três a trinta minutos. Além disso, o mercado de games no Brasil é muito crescente. "O advergame vem justamente como uma alternativa para melhorar o vínculo das marcas com o seu público, além de propor maior experiência ao usuário", explica.

dgfgdfgdSegundo dados pesquisados pela equipe, em 2016, o mercado brasileiro de games ficou em 1º lugar na América Latina e 12º no mercado mundial. "Em uma perspectiva regional temos empresas desenvolvedoras de aplicativos web e mobile, além de desenvolvedores independentes. No entanto, ainda não temos nenhuma empresa especializada em advergames, que atenda a demanda de mercado aliada com as estratégias de marketing e propósito das marcas", identifica.

Como premiação, a equipe vencedora receberá 20 horas de consultoria da Incubadora Tecnológica para modelagem do negócio, além de um vale presente de R$ 250 da Livraria Universitária e o pagamento das rematrículas dos seus cursos de graduação. "Receber esse prêmio foi algo único em nossas vidas, nos sentimos incentivados a profissionalizar nosso modelo de negócio. Ficamos felizes pelas oportunidades que começam a surgir a partir dessa nova etapa que estamos vivendo e também pelo apoio que o pessoal da Inctech ​nos dará para concretizar a ideia", destaca Ingrid.

Mais premiados

Além do projeto vencedor, orientado pelo professor Hilário Junior dos Santos, também receberam premiação as equipes que conquistaram a segunda e terceira colocações. O projeto Agrowatts, da empreendedora Emanuelli dos Santos Cortelini, orientada pela professora Micheli Zanetti, ficou com o segundo lugar. Como prêmio, receberá matrículas no curso presencial de Inglês da Universidade, um vale presente da Farmácia Escola da Unochapecó no valor de R$ 250 e 20 horas de consultoria da Inctech.

Com o terceiro lugar, o projeto Lift Car, de Joana Anguléri e orientação da professora Bruna Furlanetto, leva como prêmio inscrições para curso de extensão da Unochapecó e 20 horas de consultoria da Inctech. Ao todo, foram 10 trabalhos finalistas que receberam a avaliação da banca examinadora na noite desta terça (21/11).

Evento é inspiração

Sérgio Venicius Vanin, sócio-proprietário da Startup Hub2b, foi um dos avaliadores dos trabalhos. Ele, que no ato representou os jovens empreendedores da região, já esteve do outro lado: o dos estudantes. O empreendedor participou da primeira edição da Maratona e sabe bem qual é o sentimento dos acadêmicos e o incentivo que o evento possibilita de desenvolver um negócio. "Avaliar é difícil, o nível dos projetos estavam muito similares, mas lembro como fiquei nervoso e ansioso quando apresentei o meu trabalho", fala.

A coordenadora da Inctech, professora Franciele Pastre, comenta que esta edição do evento superou as expectativas pelo número de acadêmicos participantes. "O grande diferencial desta edição foi o apoio dos professores, que orientaram os estudantes. Além disso, os projetos submetidos sempre eram de segmentos específicos, envolvendo poucas áreas. Desta vez, nossa grande satisfação foi ver todas as áreas do conhecimento trazendo suas apresentações".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Maratona da inovacao