Curso de Farmácia da Unochapecó celebra 20 anos de história

Texto Gabriel Kreutz*

Há 20 anos, no dia 15 de agosto de 1999, a Unochapecó deu um passo muito importante no desenvolvimento da saúde de toda a região. Teve início a primeira turma do curso de Farmácia, algo inédito, pois naquela época o único curso que existia no estado nesta àrea ficava em Florianópolis. Em 2019, é possível visualizar a evolução que Chapecó e toda região tiveram na área farmacêutica. São quase 800 profissionais formados, em um curso que não para de surpreender e que foi reconhecido no ano passado com a nota 5, o conceito mais alto do Ministério da Educação (MEC).

Para celebrar tantas conquistas, nada mais justo que um evento à altura. Na última quinta-feira (15/08), no Salão Nobre da Unochapecó, o curso prestou uma homenagem para todos os professores que fizeram parte da história do curso e comemorou com os estudantes e funcionários da Instituição esta data especial.

Para quem viu o início do curso e pôde acompanhar o desenvolvimento da área farmacêutica em Chapecó, como a vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Unochapecó e professora do curso de Farmácia, Silvana Muraro Wildner, comemorar esta data traz muita satisfação. "O curso de Farmácia, aqui em Chapecó, teve impacto em toda a região, pois existem muitos egressos que ainda trabalham por aqui. Isso mudou totalmente a assistência farmacêutica, mudou a saúde pública desses lugares, pois o farmacêutico está muito inserido na saúde pública e em vários locais. Hoje, o profissional tem mais de 100 possibilidades de atuação, que são habilitadas pelo Conselho Federal de Farmácia", relata.

De acordo com a professora, que está no curso desde o ano 2000, hoje ele está consolidado e possui um reconhecimento que vai além da nota alcançada no MEC.

"Nosso curso tem esse reconhecimento da comunidade acadêmica e da comunidade externa, por ter uma infraestrutura muito adequada, que é invejável perante outras instituições. Isso é muito gratificante para nós, pois a partir dessas estruturas é que estamos formando nossos profissionais", completa.

Paixão pela Farmácia

A coordenadora do curso, professora Adriana Gasparetto Soletti, está no curso desde 2015, e, em 2017, assumiu a coordenação. Mesmo sendo um espaço de tempo mais curto, o amor pela Farmácia e pelo curso fazem com que o orgulho de tantas conquistas transcenda e seja compartilhado com todos. "Celebrar 20 anos é um momento muito especial, pois mostra como foi importante a criação desse curso e o quanto ele ainda é importante. Estamos comemorando esses 20 anos, mas olhando para o futuro, em quanto mais a gente pode evoluir, ser melhor e capacitar cada vez mais os profissionais".

A professora ressalta que, por ser uma profissão muito importante, e com várias possibilidades, formar bons profissionais é fundamental, e continuará sendo o principal objetivo do curso.

"A profissão farmacêutica é milenar, ela nunca vai acabar, e ser o único curso na cidade de Chapecó com aulas presenciais tem uma diferença enorme, de prestígio e de confiança. O curso de Farmácia construiu, ao longo desses 20 anos, um curso muito sólido, comprometido e de muita qualidade. É isso que a gente quer continuar ao longo dos próximos anos que virão", destaca.

Passado e presente

Várias pessoas fazem parte da história e podem contar um pouquinho de cada etapa. A professora Aline Manica, por exemplo, viveu dois momentos diferentes. O primeiro foi em 2007, quando iniciou a graduação, e o segundo em 2019, quando passou a dar aulas no curso.

"Eu sempre quis ser farmacêutica, e o curso atendeu todas as minhas expectativas. Me formei uma profissional apta a entrar no mercado de trabalho e seguir todas as áreas que eu queria. Me sinto muito orgulhosa por fazer parte desses 20 anos, primeiro por ter sido estudante e agora começando minha história como professora, num curso tão consolidado, com tantos profissionais formados e de muita qualidade".

Já o estudante Advan Junior Pagani está no 6º período do curso, e pode ver o tanto de história que o seu diploma terá quando ele concluir a graduação. "Hoje no mercado de trabalho da nossa região, só fato de ser formado no curso de Farmácia da Unochapecó já agrega bastante valor. É um curso bastante respeitado e ele tem a nota máxima no MEC, o que valoriza muito o nosso currículo profissional, para depois conquistar uma vaga no mercado de trabalho", conclui.

Confira o audiovisual produzido pela Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC) da Unochapecó sobre os 20 anos do curso:

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Farmacia