Atividades na Unochapecó marcam os 50 anos do golpe

Geral

O curso de Jornalismo da Unochapecó está promovendo neste mês de abril uma série de atividades para assinalar os 50 anos do golpe militar de 1964 no Brasil. As ações iniciaram na última terça-feira, 15 de abril, em uma tenda localizada entre os blocos C e D do campus da universidade, e encerram no dia 6 de maio.

Para abrir o calendário de atividades foi exibido na primeira noite o documentário “Projeto 68”, dirigido por Julia Mariano. Quem passou pelo local conferiu outros curtas durante a noite. O espaço oferece também curtas metragens, documentários, exposições fotográficas e apresentações feitas pelos alunos do curso. A programação também conta com atividade nesta terça-feira, 22 de abril, às 18h30, com a exibição do programa de rádio “Partitura”. Será um momento para relembrar as músicas e conhecer os contextos em que eram criadas na época de ditadura.

Situado em um espaço aberto, o local é constantemente visitado por estudantes, professores e membros da comunidade. O professor Valdemir Antonio de Oliveira aprovou o incentivo do curso para rememorar o assunto. “É importante que a área do jornalismo estude a ditadura, pois nessa época não havia circulação de informações livres. Essa iniciativa dá abertura para a discussão sobre a quem pertencia o interesse da ditadura”, argumenta.

A programação desta semana conta, ainda, com a exibição do documentário Dossiê Jango, em duas partes. A primeira ocorre às 18h e a segunda às 20h30, na quinta-feira,  24 de abril. As atividades são abertas para toda a comunidade. (Acin Jornalismo).