Gravações do filme, hoje em fase de pré-produção, devem ocorrer no final de abril

Geral

“Clara vive em uma cidade grande demais para o seu gosto. Os dias passam monótonos e sem cores. Quando ela passa a receber mensagens intrigantes de um anônimo, a sensação de que uma mudança em breve vai acontecer é latente.” Ficou curioso para conhecer os mistérios que envolvem a vida dessa garota? Calma, por enquanto, isso é apenas o que se pode revelar. Clara é a protagonista do curta-metragem "Clareando", produzido por estudantes da primeira turma da pós-graduação em Cinema e Realização Audiovisual da Unochapecó.

A equipe está em fase de pré-produção do filme e se reúne semanalmente para a escolha do elenco, das locações e a criação de material de divulgação. As gravações devem ocorrer no final de abril, através da disciplina de Realização Audiovisual, ministrada pelo professor André Arieta, coordenador da especialização. Como cenário, serão observadas paisagens chapecoenses, mas algumas cenas também devem ser gravadas em outras cidades da região. O drama, com toque de suspense e humor, conta com um orçamento inicial de R$12 mil, oferecido pelo curso,  para custeio de toda a produção.

A ideia é ainda buscar patrocínio para investir principalmente em um elenco de qualidade. Nos bastidores foi cogitada a contratação de artistas renomados, com experiência em produções cinematográficas e de ficção seriada de nível nacional. Entretanto, segundo o estudante da pós, diretor do filme, José Boita Jr., para a seleção, deve-se manter um olhar atento aos atores e atrizes da região também. “Temos uma lista grande de possibilidades. Em breve definiremos quem representará cada papel”, conta.

Clareando

O roteiro, escrito pela pós-graduanda Fabiane Bardemaker Batista, foi escolhido pelos professores dentre outros 19 feitos pela turma. A roteirista acredita que a história de Clara é universal e sugere que a maioria das pessoas um dia já se sentiu como ela, se questionando sobre o mundo ao seu redor. “O Clareando é sobre auto-conhecimento e auto-aceitação. É sobre rotina e mudanças. É sobre uma garota e é sobre um pouco de todos nós” descreve ela. Para ela, o curta é um resultado palpável da especialização. “Todas as disciplinas contribuem, durante as aulas, discutimos e vimos referências diretamente relacionadas ao Clareando e aliamos a teoria, trazida pelos professores, com a realização do filme”.

A narrativa foi pensada de forma não-linear, com idas e vindas no tempo, começando pelo final. “Eu tinha a ideia visual de uma das cenas com a personagem na estação de trem, a partir disso comecei a criar a história que conta o motivo dela estar ali”, revela. A autora, é Fabiane, mas amigos, colegas e professores da especialização também contribuíram para a versão final do roteiro, o que segundo ela, refinou e o deixou mais dinâmico. “Foi muito legal ver como a turma comprou a ideia e está engajada para fazer um bom trabalho. É bom ver a Clara saindo do papel, ganhando vida e dizendo o que ela quer dizer ao mundo”, declara.

Mais de 20 pessoas, entre professores e estudantes, estão envolvidos nos vários departamentos da produção do filme. “É uma produção com forte veia colaborativa desde o início”, diz José. O filme tem sido desenvolvido com a participação de todos os alunos nas discussões e na concepção estética e narrativa, além de cada um ser responsável por um setor. Conforme o diretor, há equipes de trabalho como em qualquer outro projeto cinematográfico, mas todos têm liberdade para sugerir e participar de todo o processo, podendo transitar entre as diferentes áreas.

O filme terá 15 minutos de duração e ainda não tem data de estreia, mas, de acordo com o   pós-graduando e co-diretor do curta, Julherme José Pires, tudo indica que ainda em 2014 poderemos vê-lo em algum festival. “Os estudantes e os professores acreditam muito na qualidade artística do trabalho”, completa ele.