Curso de Moda apresenta boneca antropométrica no Mundo das Profissões

Texto: Vinícius França*

Assinar uma grande coleção de moda e ver cada peça se tornar objeto de desejo é um sonho de fashionistas de todo o planeta. Tudo começa com um esboço, para onde as ideias saltam do pensamento  e começam a se transformar em tendências, e o caminho dos desfiles aos closets passa pela imaginação. Para dar dimensão à arte imaginada pelos estilistas, surgem os croquis e ferramentas como a Divina, a boneca antropométrica articulada desenvolvida pela professora Fernanda Schnorr Grando, do curso de Moda da Unochapecó

A confecção da Divina faz parte das atividades pensadas pelo curso de Moda para esta edição do Mundo das Profissões. Na prática, trata-se um croqui em três dimensões que permite ao estudante, entre outros aspectos, imaginar o layout de peças da maneira como ficariam num corpo humano.

Segundo a coordenadora do curso, Rachel Corrêa de Quadros, o objetivo de trabalhar com a boneca é aprofundar o conhecimento do estudante em disciplinas como o desenho de forma humana.

“O boneco antropométrico é a base principal da criação de um produto de moda. Uma vez que o produto de moda está sempre próximo ao corpo, nós precisamos entender da parte da dimensão desse corpo, que é a antropometria, entender suas medidas; e também entender como ele se movimenta, que é a parte da biomecânica. Um boneco antropométrico articulado ajuda a entender essas posições e a proporção também do corpo humano.”

Usina da Moda proporciona desenvolver a criatividade
e acessar produtos usados no mercado

Raquel destaca que esta é apenas uma das atividades do curso que oferecem a dinâmica prática do universo da moda. No decorrer do curso, os acadêmicos têm contato com áreas como desenho estilizado, modelagem, pilotagem, planejamento e gestão do desenvolvimento de produto de moda. “Aqui, a gente desenvolve atividades preciosas e um dos projetos mais belos é a Usina da Moda, que é um projeto de extensão para desenvolvimento de pesquisa e criação de produto de moda”, conta ela.

A professora também destaca que o curso de Moda é apaixonante não apenas por ser o único da região, mas também por contar com laboratórios que permitem ao acadêmico acessar muitos aspectos da profissão e suas referências.

“Temos espaços para receber empresas da indústria da moda que deixam aqui amostras de tecido, aviamentos, insumos e outras novidades, e temos também o maior acervo de revistas de moda do estado de Santa Catarina. Nos laboratórios de modelagem e confecção, temos manequins que são utilizados para entender a parte tridimensional do corpo e a parte prática da costura, com máquinas em diversos moldes. E tudo isso é vinculado à importância da criatividade no desenvolvimento de um produto de moda”, finaliza.

Outras atividades do curso de Moda serão o Cinema da Moda, com telão exibindo documentários sobre estilistas e atividades com as máquinas de costura e manequins de moulage, além de entrega de brindes

>> Leia mais: Após dois anos de hiato, Mundo das Profissões volta para a Unochapecó <<

* correspondente especial do Mundo das Profissões.

Usina da moda
Mundo das profissões