Dois cursos de graduação da Unochapecó recebem nota 5 no MEC

A nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC) é garantida a cursos superiores que atendem a uma série de critérios de qualidade, cumprindo altos níveis de ensino, referências didático-pedagógicas, infraestrutura, acessibilidade, entre outras características. No último mês, mais dois cursos de graduação da Unochapecó receberam a qualificação máxima do MEC: Pedagogia EAD e Ciências Contábeis EAD.

A divulgação das notas pelo MEC foi recebida com muita alegria pelos acadêmicos e professores dos dois cursos. Para a professora Daniela Di Domenico Provin, coordenadora de Ciências Contábeis, a mobilização do curso pela avaliação foi um fator importante. “A notícia foi muito comemorada. Os professores que atuam no curso estavam engajados e motivados de que seríamos nota máxima, assim como o curso presencial. Sem dúvidas, trabalhamos de forma conjunta para aperfeiçoar a cada dia mais o curso e manter a marca forte e a história de 48 anos de atuação. Os alunos também foram prontos para participar da entrevista com os avaliadores e ficaram felizes em saber que fazem parte de um curso de alto nível”, afirma.

Já no curso de Pedagogia, a qualificação máxima do curso EAD coincidiu com outra comemoração: recentemente, o curso presencial comemorou 50 anos de existência, sendo o mais antigo da universidade. De acordo com a coordenadora do curso EAD, Alvine Genz Gaulke, o momento também reflete o legado do curso.

“A nota 5 foi muito comemorada pelos professores e estudantes, motivou o corpo docente a continuar se dedicando. Os estudantes sentiram-se orgulhosos em fazer parte desse momento e do curso, no diálogo com a Comissão demonstraram a felicidade com a graduação. A Pedagogia EaD é reflexo da Pedagogia presencial e de sua história de 50 anos. O corpo docente é o mesmo do presencial, que é muito qualificado, dedicado e com grande experiência na formação de professores”, diz Alvine.

Diferencial

Cursos tradicionais na Unochapecó, Pedagogia e Ciências Contábeis ganharam formatos EAD nos últimos anos, apresentando novas possibilidades e novos usos dos recursos tecnológicos que compõem a estrutura da Unochapecó. No formato online, que tem o mesmo diploma de graduação e a mesma formação cidadã que o presencial, leva mais oportunidades para que os acadêmicos estudem de qualquer lugar, de forma acessível.

O grande diferencial do curso de Pedagogia, conforme Alvine, é o contato com as práticas profissionais desde o primeiro período. “As Práticas de Ensino são realizadas desde o primeiro módulo, em grupos. Outro diferencial é o professor ser o próprio tutor de aprendizagem, dando retorno e acompanhando todo processo de aprendizagem dos estudantes”, lembra.

O currículo dos professores, que trazem grandes experiências do mercado, também é um diferencial na formação dos alunos de Ciências Contábeis. “O curso EAD foi construído e é ministrado pelo corpo docente de mestres e doutores que atua no presencial, na pós-graduação e no cursos de mestrado da Unochapecó. Também o curso possui estágio como um componente que aproxima o aluno do mercado de trabalho e da experiência direta com um software utilizado  em todo o Brasil”, finaliza Daniela.

Ainda neste semestre, o curso de Tecnologia em Gestão Financeira também recebeu a certificação máxima do MEC.

Pedagogia
Nota 5