Escola da Saúde celebra Outubro Rosa em parceria com a Rede Feminina

Saúde

Na noite da última segunda-feira (10), o Salão Nobre da Unochapecó esteve repleto de cor-de-rosa, afeto, acolhida e conhecimento. Os cursos da Escola da Saúde estiveram reunidos para celebrar e marcar o início, de forma oficial, do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Acadêmicos, docentes, representantes do projeto Acolhe Uno e convidados acompanharam o evento, que contou com rodas de conversa entre profissionais e estudantes, brindes e até mesmo um desfile de moda.

Em 2022, a campanha do Outubro Rosa ganhou o slogan “A vida é um desafio: transforme-se”. Sua temática visual é baseada no pavão, uma ave exuberante que perde suas penas no inverno para que novas nasçam, o que simboliza renovação, imortalidade e renascimento. A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), grande parceira da Unochapecó na iniciativa, tem como missão promover a conscientização sobre os dois tipos de cânceres que acometem as mulheres no Brasil e no mundo. Por meio da informação, é possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Para dar as boas-vindas a todos os presentes e iniciar o debate da noite, a professora Jucimar Frigo ressaltou a satisfação dos cursos da Escola da Saúde em contar com a cooperação com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ela também destacou a importância da informação no diagnóstico precoce da doença: “a população bem informada realiza seu auto exame e exame preventivo, realiza o diagnóstico precoce e consegue ter êxito no seu tratamento”.

“Hoje começamos a viver um período muito especial, o Outubro Rosa. Sinto-me honrada em declarar aberta a Campanha do Outubro Rosa. A Campanha, é um dos maiores exemplos do poder da fala, do poder do discurso, de promover saúde ao colocar o tema em evidência, o Brasil segue apresentando as maiores taxas de mamografia e exame preventivo do mês de outubro, o que acarreta o maior número de diagnóstico precoce, consequentemente, a maior possibilidade de cura, para essas duas doenças de impacto social e pessoal na vida das mulheres”, afirmou.

Representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, a presidente da Instituição em Chapecó, Juliana Trentin, apresentou as estruturas do local e reforçou que a campanha deste ano visa incentivar que as mulheres vejam os exames preventivos como uma forma importante de autocuidado. “A mulher precisa se cuidar e a Rede Feminina, com setenta voluntárias ativas e muito unidas, está trabalhando pela nossa cidade. Estamos buscando as mulheres, ajudando e dando apoio à mulher em situação oncológica, bem como as crianças”, lembrou.

Também colaboraram para a mesa de abertura a psicóloga Ellen Guerra, do projeto Acolhe Uno, e a professora Mayra Zancanaro, supervisora pedagógica da Escola da Saúde, representando a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Graduação da Unochapecó, Profa. Silvana Muraro Wildner.

Programação

Para abrir as atividades do evento com delicadeza e sonoridade, as acadêmicas Caroline Ammon e Esther Kunst, do curso de Enfermagem, interpretaram uma canção com voz, teclado e violão. Após a mesa de abertura, teve início o momento fashion da noite: a voluntária da RFCC, Ronice Schmitz, e as estudantes de Enfermagem, Tainá Elesbão, Daniela Engel, Alessandra Cunha e Iaskara Martins, exibiram os produtos da campanha de 2022, que são comercializados de forma beneficente pela Rede.

O primeiro debate da noite trouxe ao palco profissionais da saúde que atuam em Chapecó e região, e o relato de Adriana de Almeida, enfermeira do Pronto Atendimento da Efapi e egressa da Unochapecó, que tem sua história pessoal marcada pelo câncer de mama. A médica ginecologista Ariane Fransozi, a médica mastologista Estela Eidt e a fisioterapeuta pélvica Rosane Nierotka, que também atua como professora da Universidade, integraram a roda de conversa. A mediação ficou por conta da professora Beatriz da Silva Bonadiman, coordenadora do curso de Biomedicina.

O evento foi realizado por meio da união entre os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Gastronomia, Odontologia e Psicologia, e as iniciativas Unovital, Acolhe uno, Comissão Interna de Prevenção Acidentes (CIPA), Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Rede Feminina de Combate ao Câncer e os acadêmicos de Enfermagem da sexta fase da graduação.

Saúde
Rede feminina de combate ao câncer
Outubro rosa
Escola da saúde