Minha Uno
Menu Busca

Evento alusivo aos 25 anos do curso de Jornalismo reuniu egressos e professores 

Histórias

No ano em que o curso de Jornalismo da Unochapecó completa 25 anos, a necessidade de estabelecer um novo patamar de contato com os graduados, permitindo mais interação em um ambiente não tão formal, foi sentida pela coordenação e pelos docentes. Assim surgiu o Reconecta, um jantar realizado pelo curso, que reuniu egressos dessas duas décadas e meia de história. O evento que ocorreu na noite da última sexta-feira (20), no espaço Callisia, foi um momento descontraído, com muita nostalgia e até sorteio de prêmios. 

Para o coordenador do curso, Franscesco Flávio da Silva, o momento buscou reunir todos aqueles que compartilham do mesmo carinho pelo Jornalismo. "Tivemos um ambiente perfeito para colocar as conversas em dia, nos atualizarmos e restabelecer o contato com essas pessoas que fizeram e fazem parte da história do curso", comenta. Franscesco ressalta ainda que o evento atingiu as expectativas dos organizadores. "Foi gratificante perceber no evento egressos de várias turmas diferentes. Desde o momento do convite já sentimos que muitos desejavam por algo assim há tempo. A ação foi muito valorizada, até mesmo pelos que não puderam participar desta primeira edição, o que nos motiva ainda mais a manter este projeto como uma atividade permanente e anual", afirma.

Professor de Jornalismo desde a implantação do curso, em 1998, Dirceu Hermes conta que inicialmente o encontro seria diferente. "No início do ano o Núcleo Docente Estruturante (NDE), juntamente com o coordenador do curso, se reuniu e fez todo um planejamento alusivo ao ano dos 25 anos de Jornalismo. Inicialmente o Reconecta era para ser somente um encontro com os egressos da primeira turma, mas foi evoluindo e surgiu a ideia de fazer um jantar com todas as turmas", relembra. Dirceu conta que o encontro foi emocionante e que o curso busca se aproximar e seguir uma nova história junto com todos os seus egressos.

A jornalista Valéria Cenci, formada em 2020, relata que o evento foi um momento especial, onde pôde reencontrar antigos professores e amigos que fez durante a graduação, além de rever sua trajetória dentro do curso. "O evento proporcionou que eu pudesse olhar com carinho para a pessoa que fui na graduação, os sonhos e o caminho que fiz após me formar. Reencontrar os colegas foi muito especial, guardo cada um com muito amor nas minhas lembranças. Pude ver pessoas que foram importantes na minha formação e que hoje seguem contribuindo na minha construção como pessoa e profissional", diz.

Segundo a egressa Tangriany Pompermayer, da turma que iniciou o curso no ano 2000, é de muita alegria relembrar dos tempos de graduação com seus antigos colegas, e também, um momento oportuno para fazer networking. "Foi um momento muito importante para a gente revisitar a nossa história e seguir mais confiante no futuro da nossa trajetória que ainda vamos trilhar", conclui. 

Para a realização do evento, houve a colaboração de muitas pessoas, como os jornalistas e egressos Aline Dilkin, Rafael Miotto e Thiago Freitas; a Acin Jornalismo; o corpo docente do curso e os patrocinadores: Living Films; Eternize Recordações; QuattroNove Comunicação Visual; Espaço Callisia; Vincennza Personalizados; e Dalla Cervejaria. 

 

 * texto: Emily Bueno, estagiária da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

COMPARTILHE
TAGS
Reconecta
Jornalismo
Egressos
25 anos

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image