Evento apresenta resultados das ações do Pollen Parque em dois anos

Inovação

Na última terça-feira (23/05), foi realizado o Pollen Breakfast, evento em comemoração ao aniversário de dois anos do Pollen Parque Científico e Tecnológico. O evento contou com a presença de autoridades, gestores, docentes e convidados especiais, que acompanharam apresentações sobre o funcionamento do espaço no período de tempo em que está em atividade. Ainda, durante o evento, houve a graduação de seis startups pelo programa da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) e também demonstração do novo site desenvolvido para o Pollen Parque, que contará com um layout diferenciado.

No uso da palavra, o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, parabenizou o Pollen pelo longo período de desenvolvimento. Jacoski destacou que o projeto não é recente, e que desde 2008, quando os primeiros passos foram dados, vêm colhendo os frutos da caminhada.

“É uma bonita caminhada de um grande produto que foi entregue a comunidade chapecoense e a sociedade e que foi feita por muitas mãos, pois ninguém consegue fazer tudo isso sozinho. Nós só temos a agradecer a todos que se envolvem durante o dia no Pollen e que apresentam grandes resultados para a sociedade. Comemorar aniversário, do que já foi Chapecó@ no passado, toda uma história que tivemos, mas que hoje se consolida como Pollen é gratificante”.

A apresentação dos resultados foi exposta pelo Diretor da Agência de Inovação, Rodrigo Barichello, em sua fala, o diretor abordou o vínculo do Pollen com a comunidade chapecoense, por meio de suas associações, empresas e iniciativas, e fez menção especial às ações relacionadas aos cursos de Graduação e Pós-graduação da Unochapecó. “É desde 2008 que temos esse projeto, são muitas mãos trabalhando com que isso aconteça e para estarmos nesse momento hoje. Esse é um crédito que toda comunidade chapecoense e a universidade tem. Queremos cada vez mais levar esse conhecimento à sociedade", enfatizou.

Estatísticas em pauta

Barichello apresentou algumas das estruturas do Pollen Parque, começando pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), que desempenha o papel central na articulação entre instituições, pesquisadores e o setor produtivo. O NITT contou com mais de 174 atendimentos relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em dois anos. Foram 74 ABEx produzidas, 43 termos de cooperação, 74 parceiros envolvidos e 88 situações-problema desenvolvidas nas ABEx, que trouxeram 9.113 envolvidos e 27.955 pessoas da sociedade para o centro tecnológico.

Em seguida, o diretor destacou os mais de R$ 9.55 milhões em recursos adquiridos pelo Escritório de Projetos e Prospecção de Soluções (EPPS), que faz captação através de editais, buscando fontes de financiamento para projetos, entre eles 108 que já foram aprovados. O Centro de Residência em Software (CRS), que desenvolve projetos de software para a Unochapecó, com auxílio de estagiários a partir do primeiro período dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação, também foi pauta da apresentação. Até o momento, o CRS desenvolveu 16 projetos de software, ao lado de  sete empresas parceiras e 166 alunos envolvidos.

Evento foi prestigiado pela Reitoria da Unochapecó,
além de gestores, docentes e setores de inovação, extensão e pesquisa

Barichello também pontuou sobre o Observatório Pollen Parque, que é uma plataforma de dados que atende demandas do setor público ou privado. Nos últimos dois anos, o Observatório realizou cinco mapeamentos, três acordos de cooperação com Observatórios dos Programas de Pós-Graduação  (Mestrado e Doutorado) da Unochapecó, e três referências em pesquisas de doutorado, que estão em andamento.

Ainda dentro do espaço do Pollen, está inserido o Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense, que tem por objetivo difundir e popularizar o conhecimento científico tecnológico na região Oeste. Outro setor essencial para o espaço é a Inctech que a 20 anos trabalha junto a Unochapecó, durante o tempo junto ao Pollen, a Incubadora Tecnológica apresentou R$ 8 milhões em faturamento, R$ 1 milhão de recursos captados e R$ 600 mil em tributos gerados. A Inctech conta com 13 startups incubadas e mais de 50 colaboradores. Ao todo, atualmente, são 39 empresas, projetos e fundações residentes no ambiente.

* texto: Anna Schuck, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Pollen parque científico e tecnológico
Pollen breakfast
Dois anos