Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Uno recebe R$80 mil em edital

Comunidade

Texto Jessica De Marco*

No ano passado, as terças-feiras passaram a ser aguardadas com ansiedade desde o retorno da Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Unochapecó, em setembro. Isso porque, todas as semanas, neste dia, eram comercializados produtos da agricultura familiar na universidade, possibilitando o acesso a alimentos de qualidade a toda comunidade acadêmica, assim como a inclusão produtiva e de renda das famílias de agricultores. Em 2020, por conta da pandemia, não foi possível realizar o tradicional encontro e compras das terças, mas o projeto conquistou um importante incentivo para continuar seus trabalhos a partir de 2021. Ele foi classificado entre os 15 melhores, de um total de 812 inscritos em todo o país, pelo Edital Fundação Cargill 2020, que destinará aproximadamente R$80 mil para a Unochapecó dar sequência às atividades da Feira.

A Fundação Cargill lança, todos os anos, um edital para contemplar instituições que promovam ações voltadas à alimentação segura, sustentável e acessível. O edital previa seis fases classificatórias e eliminatórias. A Unochapecó enviou o projeto da Feira, desenvolvido com o auxílio do Escritório de Projetos e Prestação de Serviços (EPPS), em maio de 2020, e recebeu o resultado na primeira semana de dezembro. Foi o único aprovado de Santa Catarina.

“O recurso captado aumenta as condições da Feira na Uno, desde aquisição de materiais para o projeto e infraestrutura, a questões relacionadas a uniforme, capacitações e consultorias para melhor desempenho das atividades. O projeto vem ao encontro dos nossos objetivos enquanto Extensão, que busca ter ações sustentáveis, envolvendo outros agentes da comunidade que também tenham esse foco”, comenta a diretora de Educação Continuada e Extensão da Unochapecó, professora Cleunice Zanella.

Projeto da Feira já impactou mais de 3,6 mil pessoas

Além disso, o objetivo é ampliar a oferta de alimentos saudáveis na Feira, principalmente de base agroecológica, assim como incentivar o uso correto desses alimentos, manuseio, controle de desperdícios, conscientizando, além dos consumidores, os produtores que comercializam seus produtos na Feira. O projeto, só no ano passado, já impactou mais de 3,6 mil pessoas. “A Feira é, ainda, uma excelente oportunidade de aprendizagem para os nossos estudantes, já que a partir de 2021 teremos a Extensão Curricularizada, ampliando, assim, os processos de aprendizagem de vários cursos”, acrescenta.

Esse é mais um exemplo de como a Unochapecó trabalha para ampliação dos projetos de extensão comunitária e de ampla aproximação com a sociedade.

“O apoio de instituições externas, como a Cargill, surge como um reconhecimento nacional muito importante e que proporcionará a ampliação e difusão da Feira e de outras atividades correlatas na Unochapecó, gerando oportunidades, novos conhecimentos, potencializando e promovendo propostas ao desenvolvimento sustentável. Estamos muito felizes com o apoio recebido e gratos a todos os envolvidos pela dedicação em prol dessa maravilhosa conquista”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea Marocco.

O técnico-administrativo da Unochapecó, Juliano Luiz Fossá, que está à frente do projeto, reafirma que o edital da Fundação Cargill é muito importante para a continuidade e ampliação das ações da Feira.

“Além do aporte financeiro, ser escolhido pelo grupo Cargill consolida o nosso projeto junto à comunidade acadêmica e do entorno. É uma honra ser contemplado e nos remete a grande responsabilidade. Vamos trabalhar muito para que cumpramos todos os objetivos estabelecidos. Além disso, legitima o histórico da atuação da Unochapecó em favor da agricultura familiar da região”.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

Feira sustentavel