Minha Uno
Menu Busca

Fundeste/Unochapecó lamenta a perda da professora Eli Maria Bellani

Geral

É com grande tristeza que a Unochapecó comunica o falecimento da historiadora e professora Eli Maria Bellani, ocorrido nesta segunda-feira (20), em Florianópolis/SC. Querida por toda a comunidade, Eli deixa seu legado de dedicação ao ensino e  amor por Chapecó e pela Chapecoense, em todas as suas conexões, amizades que cultivou e em cada um de seus alunos e colegas de trabalho. 

A professora orientou mais de cinquenta trabalhos de conclusão de curso

Natural de Concórdia/SC, mudou-se para Chapecó ainda na juventude, na década de 1950, junto dos pais e do avô materno. Foi aluna do Aluna do Colégio Bom Pastor das Irmãs Franciscanas e cursou o magistério no Colégio Coração de Jesus, na capital catarinense. Sua formação como bacharel, especialista e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. De 1974 até 2020, atuou como professora, inicialmente da Fundeste e depois da Unochapecó. Teve, também, participação direta na fundação dos primeiros cursos de graduação da instituição, no início da década de 1970. Durante sua trajetória, orientou mais de cinquenta trabalhos de conclusão de curso e co-produziu inúmeros artigos científicos.

É cidadã honorária do município de Chapecó, título que recebeu da Câmara de Vereadores de Chapecó em 2012, e teve participação ativa na sociedade chapecoense. Sua atuação na docência sempre destacou a trajetória de desenvolvimento econômico e cultural de Chapecó e a relevância da criação do Ensino Superior nesse contexto, assim como a evolução trabalhista e administrativa do município.

Na ocasião de seu desligamento da Unochapecó, em 2020, foi homenageada pela instituição, e declarou: "Sinto muita alegria em ver aquele sonho de uma juventude chapecoense, há 50 anos atrás, de ter o ensino superior aqui em Chapecó com abrangência na região Oeste, que se concretizou com o que é hoje a Unochapecó. Foram etapas e mais etapas vencidas, aborrecimentos, gestores, e milhares de alunos. Essa alegria representa o contentamento de ver o que essa Universidade hoje representa, desde o momento em que lançou no mercado de trabalho os primeiros profissionais formados, até os dias de hoje, a mudança que ocorreu, e a importância dela nesse contexto regional e estadual".

 

Produções bibliográficas

As histórias e memórias de Chapecó fazem parte da trajetória da historiadora Eli Maria Bellani, muitas relatadas em seus sete livros publicados. Esses livros, que contam um pouco da história de Chapecó, são: 'Município de Chapecó: Legislação e Evidências' (1989); 'Santos Marinho e Passos Maia: a política no Velho Chapecó' (1990); 'Balsas e Balseiros no Rio Uruguai: o processo de colonização do Velho Município de Chapecó-1917/1950' (1996); 'Unoesc-Campus de Chapecó, um sonho concretizado-1970/1995' (1997); 'Uma cidade, um espaço: a mulher empresária' (1999); 'Vereador: sujeito histórico no Poder Legislativo de Chapecó: Considerações para a Historiografia Catarinense' (2003); e 'O Futebol e a ocupação do espaço social em Chapecó' (2007).

A Unochapecó lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos por essa perda irreparável.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image