Futuros acadêmicos e familiares conhecem a estrutura da Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

Silvonei Dos Santos é de Quilombo, distante cerca de 60 minutos de Chapecó. Ele tem 33 anos, é tecnólogo em Processos Gerenciais e seu grande desejo sempre foi cursar engenharia civil. No futuro, se imagina dono de uma construtora. Pode parecer um sonho distante, mas o primeiro passo para concretizar esse objetivo está prestes a se realizar. Ele vai iniciar, neste segundo semestre do ano, o curso de Engenharia Civil na Unochapecó. Para conhecer a estrutura da Universidade, ele participou na noite desta terça-feira (17/07) do projeto Tô na Uno. Silvonei foi um dos mais de 150 participantes que estiveram na Instituição para saber mais sobre os 12 cursos disponíveis no Seletivo Uno.

O projeto é uma grande oportunidade para estabelecer o primeiro contato com a Universidade e com a área de interesse, antes mesmo do ingresso. Mais do que isso, a ação abrange ainda os familiares desses futuros alunos, que também podem conhecer de perto um pouco do universo acadêmico. "É mais um projeto importante da Universidade, porque consegue ajudar o estudante antes mesmo dele ingressar. Esse é o papel da Instituição, mostrar que se preocupa com os jovens, com seus familiares, independente se venha ou não estudar na Uno. Estamos orientando, tirando dúvidas, acolhendo ele nessa decisão fundamental que vai fazer parte da sua vida por muito tempo", comenta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues.

fotos Além de visitarem a estrutura da Universidade e tirarem todas as suas dúvidas, os participantes do Tô na Uno conheceram mais sobre bolsas de estudo, financiamento, intercâmbio, estágio e o Programa de Orientação Profissional (POP). Silvonei adorou a iniciativa da Unochapecó e está ansioso para essa nova etapa da sua vida. "É um período de novos desafios, mas vamos em frente", conclui.

Seletivo Uno

São 12 opções de curso disponíveis no Seletivo Uno: AdministraçãoAgronomiaArquitetura e UrbanismoCiências ContábeisDireitoEducação FísicaEngenharia CivilEngenharia MecânicaFarmáciaMedicina VeterináriaOdontologia e Psicologia. As inscrições podem ser feitas até 5 de agosto, pelo site da Universidade.

Diferente do vestibular, em que os candidatos realizam uma prova, no processo seletivo o estudante só precisa entregar uma cópia do boletim de desempenho do Exame do Ensino Médio (Enem), ou do histórico escolar do ensino médio ou graduação. A partir disso, a classificação e a seleção dos candidatos acontecem por meio da análise dos documentos enviados.

A entrega pode ser feita por upload, no momento em que estiver realizando a inscrição online. O candidato também tem a opção de entregar a documentação presencialmente na Central de Relacionamento da Universidade ou pelo Correio. Mais informações podem ser conferidas no edital do processo seletivo.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Universidade