Gincana integra os calouros da Unochapecó

*Texto Jessica De Marco

A Unochapecó encontrou uma forma mais animada e integrativa para desejar boas-vindas aos calouros. Substituindo o trote, a Gincana dos Calouros é promovida duas vezes ao ano pela Instituição, oportunidade em que os estudantes participam de diversas provas e concorrem a premiações. Após vários desafios, a última etapa da 22ª edição do evento aconteceu nesta quarta-feira (05/04), no ginásio de esportes, e contou com a presença do campus de São Lourenço do Oeste.

Para a caloura do curso de Enfermagem, Valesca Inês Hoeltgebauem, a gincana é um diferencial no meio universitário. "Pra mim é novo uma universidade realizar essas atividades diferentes de boas-vindas. O trote gera situações desconfortáveis ao estudante, já a gincana promove a socialização". Ela também comenta que, caso a equipe conquiste a premiação, o destino da viagem de estudos já está definido. "Vamos para Porto Alegre, visitar uma exposição de corpos humanos", acrescenta.

A premiação será destinada aos três primeiros colocados da competição, conforme a pontuação obtida ao longo da gincana. O primeiro lugar recebe uma ajuda de custo de até R$ 2 mil para realização de uma viagem de estudos. Para o segundo colocado, o valor é de R$ 1,5 mil e para o terceiro a premiação é de até R$ 500. Os ganhadores têm prazo de até 90 dias após a divulgação do resultado para retirarem o prêmio.

Eduarda Tognon, caloura de Odontologia, também aprova a iniciativa da Universidade. "Muito legal deixar o trote de lado e promover essa gincana, que integra todos os cursos. Além disso, gera muita união com o grupo, porque temos que realizar diversas atividades da competição", disse.

Competição saudável

O que não faltou nessa gincana foi diversão e boas risadas. Mesmo sendo uma competição, os cursos garantiram momentos de descontração, principalmente durante a prova em que deveriam apresentar o grito de guerra. Outro momento especial foi a participação dos professores, que representaram as equipes e demonstraram união com os acadêmicos.

O evento também conta com outras atividades, como doação de sangue e de alimentos não perecíveis. O resultado final da competição será divulgado no dia 11 de abril, no blog da gincana.

Confira como foi essa noite de integração entre os estudantes:

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Integracao