Inclusão digital é pauta da ABEx no primeiro período de Sistemas e Computação

No primeiro semestre de Sistemas de Informação e Ciências da Computação, os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma disciplina conjunta de Aprendizagem Baseada em Experiências, cujo tema é 'Introdução ao curso e espaços profissionais'. Além de se depararem com demandas reais da profissão que unem teoria e prática, os acadêmicos também percebem sua inserção profissional em diversos ambientes da comunidade. Nesse semestre, o objetivo era abordar a inclusão digital e a disseminação do uso da tecnologia em diferentes contextos. Como parte dessa experiência, os estudantes realizaram seminários, nos dias 29/06 e 06/07, para relatar os projetos e compartilhar suas experiências com os colegas e professores.

Foram mais de 20 parcerias firmadas com organizações em diferentes municípios, como Conselhos Comunitários de bairros, Centros de Referência em Assistência Social, batalhões de polícia, escolas públicas e espaços coletivos de acesso da sociedade. Os projetos desenvolvidos pelos grupos abordaram desde o uso da informática no dia a dia e a iniciação às ferramentas digitais até gestão, robótica e lógica. Essa abordagem não só fortalece a formação acadêmica: ao se envolverem nessas atividades, os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em tecnologia e compartilhar habilidades digitais, além de exercitar o trabalho em grupo e a empatia.

>> Leia mais: Destinação correta: ABEx de Computação e Sistemas recolhe mais de meia tonelada de lixo eletrônico <<

O acadêmico Paulo Henrique Trentin, calouro de Sistemas de Informação, liderou um dos grupos de trabalho e trouxe o Mundo das Profissões (link) como referência para oferecer iniciativas de inclusão digital. Na última edição do Mundo, o acadêmico visitou os cursos de TI e se sentiu inspirado.

“O que mais me chamou atenção no Mundo das Profissões claramente foram os alunos de SI e CC, que estavam codificando alguns algoritmos e programas de modo explicativo para o público, e até mesmo pessoas leigas sobre o assunto, como eu era na época, aprendiam alguma coisa relacionada a programação. Eu achei surpreendente o encontro com os cursos no Mundo, principalmente por conta da excelente estrutura, como apresentações de robótica, projetos de alunos e até mesmo o contato com alguns veteranos que deram alguma noção sobre programação. Eu me senti familiarizado e percebi que gostaria de levar para o meu futuro”, conta.

Assim, Trentin propôs aos colegas de grupo que oferecessem atividades semelhantes às suas escolas de origem. Ele e o colega Luis Henrique Mattes de Souza foram alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dulcina, em Nonoai/RS, para onde levaram oficinas de programação, enquanto os colegas Emanoeli Trindade Isotton e Gustavo dos Santos Alves fizeram o mesmo na Escola Estadual Básica Nelson Horostecki, em Chapecó/SC. O acolhimento e o envolvimento dos ambientes escolares, para Trentin, reforçou a escolha pelo curso. “Essa ABEx me fez refletir muito sobre o curso e sobre a minha futura profissão, e eu acredito que vou levar isso tudo para o meu futuro”, conclui.

Os cursos de graduação em Sistemas de Informação e Ciência da Computação estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2023. Na Unochapecó, o aprendizado é na prática, em contato com demandas reais do mercado e na melhor estrutura universitária da região. Inscreva-se!

Sistemas de informação
Demanda