Momento de celebrar uma nova fase

Texto Gabriel Kreutz*

A reta final da graduação é sempre cheia de muitos desafios. Encarar a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e apresentar ele para uma banca de professores é um grande passo, algo que deixa muitos estudantes noites sem dormir. Se já é difícil administrar a vida acadêmica com os demais compromissos, imagine como é para alguém que também passa por uma gravidez nessa fase. A agora formada em Direito, Djenifer Schwertz, apresentou o seu TCC quando estava na 38º semana de gravidez, e segundo ela, foi a filha que ajudou a dar forças para vencer essa etapa.

Djenifer se formou no curso de Direito da Unochapecó

"Quase no fim do curso eu engravidei e com certeza a minha pequena me deu muita força para conseguir conquistar esse diploma. Foi muito difícil essa fase final, mas concluí o meu TCC e consegui publicar ele também. Esse momento da formatura é maravilhoso, eu saio daqui com dois diplomas para a vida inteira, o de bacharel em direito e o de mãe", relata.

Com cinco meses de idade, a filha de Djenifer teve a oportunidade de participar, ao lado da mãe, da Formatura Institucional da Unochapecó. Segundo a nova profissional, esse momento é de comemorar, mas também de pensar no futuro. "Saio da Universidade uma profissional totalmente diferente, com outra visão. Agora o desejo é não parar, continuar estudando e me dedicar ainda mais, pois não sou só uma formada em Direito, também sou mãe", completa.

Quatro dias de Formatura

Neste semestre, mais de 300 profissionais, de 37 cursos, colaram grau na solenidade que a Unochapecó oferece aos formandos. Para atender melhor todos os formandos e seus convidados, nesta edição a novidade foi a realização das cerimônias em quatro dias, de 20 a 23 de agosto, um dia para cada área do conhecimento.

Na terça-feira (20/18), foi realizada a solenidade dos cursos da Área de Ciências Exatas e Ambientais (Acea): Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Química, Matemática, Engenharia de Alimentos, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. Já na quarta-feira (21/08), os formandos dos cursos da Área de Ciências Sociais e Aplicada (ACSA) colaram grau: Administração, Ciências Contábeis, Design Visual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Moda, Produção Audiovisual, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Logística e Marketing.

Na quinta-feira (22/08) participaram da Formatura os cursos da Área de Ciências da Saúde (ACS): Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Gastronomia. No último dia de Formatura (23/08), colaram grau os formandos dos cursos da Área de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ): Direito, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Artes Visuais, Biblioteconomia, Licenciatura Intercultural Indígena e Educação Especial.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Formatura institucional