Professores e técnicos recebem capacitação básica em Libras

Geral

Com o compromisso de construir um espaço comunitário inclusivo, a Unochapecó ofertou a docentes e técnicos um curso básico de Libras. Durante um mês, 27 funcionários de diferentes setores da instituição conheceram um pouco mais sobre a cultura surda e aprenderam sinais básicos para comunicação. O curso teve como objetivo a diminuição de barreiras comunicativas no meio acadêmico, ao capacitar os funcionários para o atendimento a pessoas com problemas de audição.

A atividade foi realizada pela Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) em parceria com a Divisão de Acessibilidade, vinculada à Diretoria de Ensino. O curso contou com um total de 20 horas, com dois encontros semanais de duas horas de duração. Divididos em duas turmas, uma no período matutino e a outra no vespertino, os funcionários concluíram o curso no dia 2 de outubro e receberam certificação no curso básico de Libras. gggg

Segundo a professora que ministrou as aulas, Juliane Brancher, o número de estudantes surdos que ingressam no ensino superior vem aumentando significativamente em todo país. "Hoje na Unochapecó são 18 alunos surdos usuários de Libras, tornando necessário o aprendizado da língua. Em quase todos os semestres são ofertados cursos básicos de 20 ou 30 horas, o que ajuda na comunicação básica, mas sendo uma língua não é o suficiente, por isso estamos pensando para o próximo semestre em um curso intermediário para as turmas que concluíram o básico”, explica Juliane.

Para a auxiliar de biblioteca Kaiana Matos de Castro, o curso possibilitou um maior conhecimento sobre a comunicação com deficientes auditivos, facilitando o contato com os acadêmicos. “Hoje tenho uma noção maior de qual é a maneira correta para me comunicar com as pessoas com deficiência auditiva. Antes uma das maiores dificuldades era informar a data da devolução dos livros, agora que aprendi a fazer isso através dos sinais a comunicação melhorou muito”, destaca Kaiana.

Deficientes auditivos
Básico