Peça fundamental para a operação das empresas

Texto Gabriel Kreutz*

Gestão de materiais e recursos, otimização do uso de espaços promovendo a redução do tempo e dos custos de cada processo, controle de estoques e planos de distribuição. Esses são termos comuns para muitas empresas, e o gerenciamento bem aplicado de cada um deles, por quem entende do assunto, traz bons resultados. Quem detém o conhecimento específico dessa área é o profissional de Logística, que comemora o seu dia neste sábado (06/06).

De acordo com a professora do curso de Logística da Unochapecó, Elisete Aparecida Ferreira Stenger, a logística é dinâmica e está em constante evolução, promovendo a competitividade nas empresas, com soluções integradas em diversos setores e que buscam reduzir custos em atividades que envolvem fluxos de materiais e produtos, além de agregarem valor aos clientes e para a empresa.

“Essa é uma profissão cheia de oportunidades, principalmente com o avanço das tecnologias. Diante de um mercado que está aquecido para o profissional de logística, os salários podem variar de quatro a 40 salários mínimos. As oportunidades de emprego vão do setor comercial e industrial ao agronegócio, desempenhando suas atividades em empresas nacionais ou multinacionais”, ressalta a professora.

Atuando como negociador no transporte, supervisor de armazenagem ou desenvolvendo estudos para melhorias em lucratividade da empresa, o profissional de Logística tem a vantagem de ter desenvolvido em sua graduação, habilidades para trabalhar em diferentes situações. “Ele tem a expertise de promover, junto às empresas, a responsividade logística na cadeia de suprimentos, tão importante ao bom andar das empresas, principalmente em tempos de pandemia”, destaca Elisete.

O curso da Unochapecó

O Curso de Logística na Unochapecó é desenvolvido na modalidade de educação a distância (EaD), e tem duração de dois anos. A principal finalidade é formar profissionais criativos e empreendedores, com visão de mercado, socialmente responsáveis, em sinergia às questões ambientais e com sólido conhecimento específico na área da logística.

Quem decidiu se especializar na área foi Claunir Ferreira de Melo, que se formou em 2019. Atualmente trabalhando no setor de veículos da Universidade, ele conta que sempre gostou da área de Logística.

“Ter realizado esse curso foi uma experiência sensacional, pois os professores da Unochapecó são todos de altíssima qualidade e trazem os conteúdos com uma didática ótima, e isso deixa as aulas EaD muito mais interessantes. No final do curso o estudante realmente sai preparado para o mercado”, relata.

O curso de Logística é desenvolvido de forma modular e desenvolve nos estudantes a capacidade técnica e pessoal de estudar as mais diversas áreas das empresas. “Cada módulo de atividades tem por base problemas reais nos quais eles desenvolvem o estudo e a busca pelas soluções mais eficientes. Isso considerando as necessidades dos clientes, fornecedores e parceiros da cadeia de suprimentos, a viabilidade financeira e as necessidades dos diferentes agentes, sempre vinculado à estrutura curricular e de conhecimento técnicos destes futuros profissionais”, completa a professora Elisete.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Logistica
Dia do profissional em logistica