Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade está com inscrições abertas

Comunidade

A sustentabilidade ganhou escopo e relevância na agenda corporativa, a partir da percepção da necessidade de visão de longo prazo para os negócios, mas foi sob o mantra do ESG (ambiental, social e governança) que as preocupações na área se fortaleceram. E foi com uma breve apresentação desse tema que foi lançada, nesta terça-feira (25), a terceira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, em evento realizado na Cantina Cesec.

O Prêmio é organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Neste ano, a grande novidade é a criação de uma categoria inovadora: a das startups. O objetivo da premiação é reconhecer as empresas, entidades e startups associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis.

O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, destacou que o Prêmio é importante não apenas para reconhecer asempresas e entidades, mas também para deixar essas ações registradas. “É um pouco da caminhada dessas organizações e do diferencial que fazem para a sociedade que ficarão na história. Isso é fundamental porque todas as empresas atuais têm relação direta com a questão econômica, mas também com as questões sociais e ambientais. Esse tripé é um conjunto necessário para que a sociedade se desenvolva e consiga dar melhores condições para as pessoas que vivem na região”.

Para o presidente da ACIC, Lenoir Broch, o Prêmio proporciona às empresas e entidades uma oportunidade competição saudável. “A sobrevivência das empresas também é uma questão de sustentabilidade e a ACIC promove isso e procura envolver os associados e toda a comunidade com esse tema. Temos projetos excelentes em Chapecó que podem ser apresentados e servirem de exemplo para outras organizações se engajarem, pois cada vez mais as empresas precisam entender a necessidades de investir nas áreas sociais, econômicas e ambientais”.

Além do lançamento do prêmio, o evento também contou com a palestra da advogada Loraine bender, sobre ‘O que o ESG pode dizer à sua empresa’. A advogada citou exemplos dos três pilares do ESG: ambiental, social e de governança, explicou sobre regulamentações jurídicas da ESG e sobre etapas para sua implementação dentro das empresas. Também foram apresentados cases de sustentabilidade dentro de organizações, com a presença de representantes do Colégio Dom Bosco e da Unimed Chapecó.

O professor da Unochapecó e nucleado do Núcleo de Sustentabilidade, Sady Mazzioni, explicou o regulamento da terceira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, que contempla três categorias: empresas associadas à ACIC, entidades associadas à ACIC e startups. As entidades e startups serão avaliadas em categoria única e as empresas separadas por porte: micro e pequena empresa, média e grande empresa. Cada uma poderá inscrever apenas um relato de prática sustentável. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Taise Perondi, sublinhou que, independentemente do seu tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações de sustentabilidade e participar do Prêmio.

Participe!

As inscrições seguem até o dia 15 de maio e podem ser feitas exclusivamente via internet - o formulário encontra-se nesse link. A homologação será realizada no dia 22 de maio e a apuração dos resultados em 23 de junho. O evento de premiação das vencedoras, com a divulgação das empresas e entidades premiadas e a entrega dos troféus, será realizado em 18 de julho, às 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó.

Mais informações com os integrantes do Núcleo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

O Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade deste ano tem patrocínio do Grupo Eko’7, Engechap, Floraoeste Engenharia, Grupo GV Grandes Valores, Nord Electric e Sicredi.

* com informações MB Comuniação.

Prêmio acic unochapecó
Acic