Professor da Unochapecó ministra palestra em congresso nacional de materiais

texto Angélica Albuquerque *

Entre os dias 6 e 10 de novembro, na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo, ocorreu o 24º Congresso Brasileiro de Ciência dos Materiais (24º CBECiMat). Na terça-feira (08/11), o professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI)  e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unochapecó, Gustavo Lopes Colpani, ministrou uma palestra com o tema “Materiais eletroativos aplicados ao tratamento de efluentes''. Na palestra foram abordados projetos na área de processos fotocatalíticos e eletroquímicos voltados para o tratamento de efluentes e os principais conceitos foram dos projetos desenvolvidos pelos docentes e estudantes na área de novos materiais e tecnologias ambientais.

Resultados também foram divulgados, demonstrando a potencialidade dos processos inovadores desenvolvidos pelo grupo. Os projetos tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população e proteger o ecossistema aquático da degradação de contaminantes potencialmente nocivos presentes em águas e efluentes. Além da palestra, durante o evento foram apresentados 14 trabalhos de alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica.

Para o professor Gustavo, durante a palestra foi possível demonstrar os avanços que estão sendo realizados nos grupos de pesquisa, juntamente com os alunos de mestrado e doutorado. “Esta oportunidade de participar e expor os trabalhos no principal congresso nacional sobre materiais é muito importante, pois nos permite trocar conhecimentos com a comunidade científica da área”, declara.

* estagiária sob supervisão de Leticia Sechini

Programa de pós-graduação em tecnologia e gestão da inovação
Programa de pós-graduação em ciências ambientais
Engenharia de materiais