Minha Uno
Menu Busca

Professora da Unochapecó ganha prêmio de reconhecimento profissional

Profissão

Texto Jessica De Marco*

O  compromisso com o cuidado e a valorização da enfermagem rendeu à professora da Unochapecó, Maria Elizabeth Kleba, uma premiação muito importante. A docente recebeu o Prêmio Anna Nery na última quarta-feira (08/11), durante o 20º Congresso Brasileiro de Enfermagem, no Rio de Janeiro. A profissional, indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), foi reconhecida pelo trabalho na área de políticas públicas, pelas pesquisas colaborativas e por todo o histórico nas reformas que fortaleceram o acesso da população à saúde.

O Prêmio homenageou 30 profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação. A professora afirma que se sente realizada por trabalhar como enfermeira e, ao mesmo tempo, como docente do ensino superior. "Como enfermeira tenho condições de atuar de forma plenamente coerente com princípios do SUS, prestando cuidado integral e humanizado, promovendo a participação social e a autonomia dos usuários em seu autocuidado, no cuidado de sua família, de sua comunidade e do meio ambiente. Atuando, ainda, como educadora e participando na decisão e implementação das políticas de saúde, de forma interdisciplinar e intersetorial", comenta a professora.

Ela dedica o mérito dessa conquista aos que trabalharam com ela nos trinta e sete anos de profissão, sendo trinta no município de Chapecó e na região. "São pessoas engajadas e comprometidas por um Sistema de Saúde de qualidade, por políticas públicas justas e equitativas. Também por um ensino comprometido com a formação de profissionais competentes e engajados, e por uma produção de conhecimentos e de práticas que reconheçam e valorizem diferentes saberes na produção de melhores condições de vida, um mundo mais solidário e fraterno".

Todos os Corens indicaram uma pessoa para receber a honraria e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) três profissionais. Integrante do International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR), desde 2012, Maria Elizabeth tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas, assim como na área da Educação, com ênfase no Ensino em Saúde e em Enfermagem. Na Unochapecó, ela é professora do curso de Enfermagem e dos programas em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Ciências da Saúde.

 

Sobre Anna Nery

A premiação que reconhece o trabalho desenvolvido na área da enfermagem leva o nome de Anna Nery. Ela é uma referência para a enfermagem brasileira, considerada a primeira mulher a exercer a profissão no país. Atuou como voluntária nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Apesar das poucas condições, da precária higiene, da falta de materiais e do excesso de doentes, Anna chamou a atenção por sua dedicação ao trabalho como enfermeira por todos os hospitais onde passou.


*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Professora
Premio anna nery
Enfermagem
Coren/sc

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image