Professora e mestrando da Uno participam de eventos nos EUA

Com o objetivo de fortalecer os vínculos internacionais e construir parcerias no âmbito da pesquisa participativa, a professora do curso de Enfermagem e dos programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde da Unochapecó, Maria Elisabeth Kleba, e o mestrando em Ciências da Saúde, Alisson Maurício Monteiro, participaram de dois eventos na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 25 de junho.

O primeiro compromisso dos dois foi a conferência 'Addressing Urban Health Disparities Through Participatory Health Research', que teve como foco central o enfrentamento das iniquidades em saúde, por meio do trabalho colaborativo entre universidade e comunidades, tendo como estratégia a pesquisa participativa. Durante a conferência, o mestrando Alisson, em co-autoria com a professora Maria Elisabeth, apresentou o trabalho 'Abordagem da Política Nacional de Humanização na formação em Psicologia', com resultados parciais de sua dissertação de mestrado.

Em seguida, eles participaram do 10º Encontro Anual da International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR). O evento foi organizado por meio de grupos de trabalho, com o objetivo de construir e fortalecer parcerias entre pesquisadores de diferentes países no desenvolvimento de atividades conjuntas, para ampliar, qualificar e difundir o uso da pesquisa participativa.

O encontro foi um espaço para debates, compartilhamento de experiências e elaboração de projetos com foco em temas como fundamentos teórico e metodológicos, ética, formação, avaliação, arte, empoderamento e impacto na pesquisa participativa. De acordo com a professora, isso traz resultados positivos para as pesquisas realizadas na Universidade. "A apropriação do conhecimento e as diversas trocas de experiências realizadas têm possibilitado aprimoramento contínuo na área da pesquisa e a construção de redes de pesquisadores, o que permite a ampliação da produção e difusão de conhecimentos relacionados à saúde".

Pos-graduaçao em politicas sociais e dinamicas regionais
Pos-graduaçao em ciencias da saude
Internacionalizaçao