Professores e estudantes participam de Congresso Iberoamericano em Saúde

Geral

Nos dias 04 a 06 de setembro de 2018, mestrandos e doutorandos e uma docente dos Programas de Pós-Graduação “stricto sensu” em Ciências da Saúde e Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó participaram do VIII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, em Florianópolis, Santa Catarina.

O Congresso tem como objetivo promover a investigação qualitativa em saúde na Ibero-América, possibilitando o fortalecimento da rede de colaboração de pesquisadores em pesquisa qualitativa em saúde desses países.

Os congressistas puderam participar de diferentes atividades como, mesas redondas, simpósios temáticos, trilhas dialógicas, apresentações culturais, cursos, oficinas, rodas de conversa, exposições e apresentações de trabalhos.

A docente da Unochapecó Profa Dra Maria Elisabeth Kleba, juntamente com a Profa Dra Cyrilla Van der Donk, da Universidade de Ciências Aplicadas (HAN), Nijmegen/ Holanda, ministrou o curso intitulado: Curso introdutório em pesquisa integrada à prática na área da saúde e assistência social, no dia 05/09.

Os participantes da Unochapecó apresentaram 19 trabalhos científicos, na modalidade oral e pôster, dando visibilidade internacional para as pesquisas desenvolvidas na Universidade.

A participação no Congresso possibilitou o intercâmbio de experiências na realização de pesquisas qualitativas realizadas na Unochapecó com pesquisadores brasileiros e de outros países da América Latina, Caribe, México, Portugal e Espanha, contando ainda com convidados do Canadá.

A próxima edição do evento, realizado a cada dois anos, será em 2020, na cidade de Montivideo, no Uruguai.