Projeto busca melhorar o aprendizado do estudante

Texto Juliane Bee*

Durante a graduação, o tempo que o estudante passa na sala de aula precisa ser aproveitado da melhor forma possível. Pensando nisso, desde o segundo semestre do ano, a Vice-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, em parceria com as diretorias de Ensino e Apoio Acadêmico, passou a adotar o projeto Qualidade Acadêmica. A partir dele, a Instituição visa ampliar a qualidade do ensino da Universidade e, consequentemente, o aumento das notas de conceitos externos de avaliação, como o Enade.

A vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Silvana Muraro Wildner, explica que atualmente a Universidade não possui um indicador interno que avalia o ensino e a aprendizagem dos cursos. Através do Qualidade Acadêmica, será possível identificar os pontos a serem melhorados. "Aguardamos um ciclo de três anos para receber a avaliação externa do Enade, para então pensarmos em soluções. Não precisa ser assim. Queremos mapear nossas fragilidades de modo a melhorar a concepção e a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC's)", comenta.

O projeto também conta com o apoio das diretorias de Planejamento e Controle e Tecnologia da Informação, e prevê um plano de ações envolvendo todos os docentes e estudantes da Universidade, assim como vários setores administrativos. O objetivo é oferecer aos professores capacitações e ferramentas de apoio, para que os estudantes possam desenvolver habilidades e competências previstas em seus respectivos cursos.

Conforme a diretora de Apoio Acadêmico da Universidade, professora Lucia Chaise Borjes, algumas ações já começaram, como o programa Qualidade em Pauta e as rodadas de conversas com os estudantes. Neste ano, aconteceram 12 encontros, todos de forma aberta e sem cerimônia. Na ocasião, os acadêmicos trazem suas preocupações e, em outro momento, ocorrem as devolutivas. "O objetivo, é continuar o projeto no próximo ano, e estreitar, cada vez mais, a relação entre Universidade e estudante", afirma.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Qualidade em pauta
Qualidade academica