Projeto Hackatruck estaciona na Unochapecó e inicia atividades

Texto Ana Paula Dornelles*

Internet das Coisas é um conceito da tecnologia referente a todos os objetos cotidianos que se conectam à internet, e com isso, passam a agir de modo inteligente e sensorial. É com foco nesse conceito que o projeto 'Hackatruck MarkerSpace' retorna à Unochapecó neste ano, para 20 dias de atividades. Durante o período, os alunos que foram selecionados para participar terão contato com uma metodologia diferenciada do dia a dia na sala de aula. O objetivo é que os estudantes, em grupos, desenvolvam novas ideias tecnológicas em suas área de interesse.

As atividades, que iniciaram hoje (12/11), dividem-se em dois turnos. Uma turma participa do curso pela manhã, e outra à tarde. De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação da Unochapecó, professor Sandro Silva de Oliveira, dos mais de 100 estudantes inscritos inicialmente, 45 foram selecionados para o projeto. Entre eles está o estudante do 6º período de Sistemas de Informação, Renato Mello Konflanz, que participa pela segunda vez do Hackatruck. De acordo com ele, diferente de sua primeira participação, este ano, espera criar um protótipo que beneficie a sociedade. "Eu espero que no final a gente consiga desenvolver um projeto legal, que tenha uma solução. Na última vez eu acabei fazendo um jogo, que foi bacana, mas não é algo que trouxe uma solução para alguém. Dessa vez eu quero fazer um projeto que ajude outras pessoas", coloca.

Para o professor Sandro, o objetivo do projeto é exatamente instigar que os acadêmicos, assim como Renato, queiram ir além do habitual. "A expectativa é que os estudantes percebam a importância de que eles podem fazer algo que às vezes parece estar um pouco distante. E que é possível, inclusive, que algum projeto desses possa se tornar um produto", afirma

Foto Projeto Hackatruck

Patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o projeto Hackatruck iniciou sua jornada pelo Brasil em outubro de 2015. Ao longo desse período, o projeto ofereceu capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, para Plataforma iOS e ofertou ciclos de palestras.

Até dezembro de 2017, o projeto percorreu 48 mil quilômetros e visitou 29 instituições de ensino. Além disso, já foram desenvolvidos cerca de 357 protótipos de aplicativos por estudantes que participaram da iniciativa. A primeira vez que o caminhão do Hacktruck estacionou na Unochapecó foi em 2016. Desde então, a Universidade abraçou forte este projeto.

Para o representante da IBM Brasil, Luis Flavio da Silva, ter uma universidade que é parceira, significa a possibilidade de criar outros projetos e iniciativas. "A Unochapecó é sempre considerada como um universidade que a gente vai vir, porque, além de ser notadamente um polo de tecnologia, também entendemos que ela é uma grande parceira da IBM aqui no Oeste de Santa Catarina", assinala.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Inovacao