Minha Uno
Menu Busca

Revista Grifos lança edição especial em parceria com o 58º Congresso da Sober

Geral

Texto Gabriel Kreutz*

 

As revistas científicas da Unochapecó buscam expandir e divulgar os conhecimentos com todo o país e mundo. A última edição da Revista Grifos é mais um exemplo disso. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), foi lançada uma edição especial, a partir dos trabalhos apresentados no 58º Congresso da Sober. Intitulado 'Dossiê - Dinâmicas da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural Brasileiro', o periódico teve ao todo 15 artigos publicados com temáticas e autores de todas as regiões do país.

A parceria surgiu no ano passado, quando a coordenação científica do 58º Congresso enviou e-mail informando que, pela primeira vez em quase 60 anos, iria abrir a possibilidade para que revistas científicas pudessem organizar edições especiais a partir dos trabalhos aprovados e apresentados no 58º congresso. Após apresentar a proposta editorial, a Grifos foi aceita para organizar a edição. 

De acordo com o coordenador das Revistas Científicas da Unochapecó, Juliano Luiz Fossá, o trabalho foi tão bem sucedido, que a Revista Grifos foi convidada novamente para a edição de 2021, do 59º Congresso, que ocorre na Universidade de Brasília (UNB). "São pelo menos três frentes que nossa revista se fortalece a partir desta parceria. A primeira delas é a visibilidade em âmbito nacional, considerando a tradição, abrangência e representatividade da Sober no meio científico, especialmente no âmbito dos estudos rurais. A segunda está relacionada a qualidade dos artigos, bem como a distribuição de autores em todas as regiões do país. A terceira frente de fortalecimento são os frutos futuros, pois como é uma edição que irá circular nas principais redes de pesquisadores do Brasil, resultará em um maior interesse por parte de autores em enviar os resultados de suas pesquisas para a Revista".

A edição especial da Grifos foi organizada por pesquisadores de três instituições: Juliano Luiz Fossá (Unochapecó), Alessandra  Matte (UFTPR) e Armando Fornazier (UNB). A temática geral dos trabalhos selecionados foi estudos em torno da agricultura familiar, mas também foram priorizados temas relacionados à ruralidades, desenvolvimento rural, comercialização agrícola, organização social, políticas agrícolas, questão ambiental e atualização do Censo Agropecuário. A nova publicação já está disponível no Portal de Periódicos da Unochapecó, aproveite para conferir esta e outras edições da Grifos, além das demais revistas científicas da Instituição.

 

*Jornalista - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Sober
Publicação
Griffos
Artigos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image