Sessão solene da Fundeste inaugura Galeria dos Dirigentes

Geral

Na última terça-feira (19), a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sediaram a Sessão Solene do Conselho Superior da Fundeste (Consup) e do Conselho Universitário (Consun), alusiva ao aniversário de 52 anos da instituição. A solenidade foi marcada pela inauguração da Galeria dos Dirigentes, composição que homenageia lideranças que marcaram a história da Fundeste/Unochapecó: seus ex-presidentes e ex-reitores. Além dos dirigentes da Instituição, membros do Consup e Consun, o evento contou com a presença de familiares dos homenageados, além de representantes da Prefeitura Municipal de Chapecó e da Câmara de Vereadores.

A Galeria está localizada no hall de entrada da Fundeste, no Bloco F da Unochapecó. A iniciativa faz parte do Projeto Memória Institucional, coordenado pelo Centro de Memória do Oeste (CEOM), e é composta por fotografias dos Presidentes da Fundeste desde 1970, e dos reitores da Unochapecó, desde 2002. A instalação da Galeria dos Ex-Reitores da Unochapecó foi uma indicação, aprovada ainda em 16 de novembro de 2017, feita pelo professor Sady Mazzioni, que integrava o Consun à época.

Reconhecendo a caminhada da Fundeste nas cinco décadas de atuação no Ensino Superior da região, o reitor da Unochapecó, Cláudio Alcides Jacoski, recordou um período em que os alunos precisavam se deslocar até grandes centros urbanos para cursar a graduação, realidade que se modificou com a abertura do campus. Desde então, a Instituição segue desenvolvendo a região através dos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, com ampla força na inovação, através do Pollen Parque Científico e Tecnológico, e contemplando também o Ensino Médio com o Colégio Unochapecó.

“Na década de 1970, de 1980, quando se queria uma universidade na nossa região para que pudéssemos, de forma associativa e cooperativa, como é a nossa condição, oferecer a educação superior para os nossos próximos. Há histórias incríveis, como da participação do senhor Plínio Arlindo de Nês na primeira turma do primeiro curso de graduação, o curso de Pedagogia, em 1972. Era como se ele dissesse: ‘eu tenho certeza de que vai dar certo e estou junto nessa caminhada’. E hoje estamos na condição de um Ensino Superior diferenciado, nota cinco no Brasil, um patamar que menos de 5% das instituições de ensino chegam, e nos sentimos muito felizes com esse momento, que é de muitos desafios, mas só temos a agradecer, de todo o coração, por essa caminhada”, afirmou o reitor.

Reitor, pró-reitores, professores, homenageados
e familiares participaram da Sessão Solene

O presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, refletiu sobre a representatividade dos líderes da Instituição no decorrer dos anos e referiu-se ao sentimento de gratidão pela dedicação de cada um deles, tendo em vista os mais de 33 mil alunos que passaram pelos bancos da Universidade. “Alguém sonhou isso por nós, alguém deu sequência a esse sonho, e nós estamos sonhando por aqueles que virão. Isso é a nossa contribuição e por isso agradecemos aos nossos ex-Presidentes, aos seus familiares, pois eles escreveram essa história de importância da nossa Instituição para a educação, para o conhecimento. E aqui estão nossos reitores, pró-reitores, professores, técnicos, que imprimem a qualidade diariamente e que distribuem esse conhecimento, para que isso melhore a vida das pessoas”, finalizou Mastrogiacomo.