Sete intercambistas estudam na Unochapecó neste semestre

Texto Jessica De Marco*

Quem estuda na Unochapecó não se limita apenas a sala de aula ou a estrutura disponível no campus. As possibilidades vão além das fronteiras. É por meio de parcerias com mais de 30 instituições de ensino do exterior, que a Uno possibilita ao estudante realizar intercâmbios. Nessa troca, ela também recebe acadêmicos de outros países, como neste semestre, com a vinda de sete intercambistas da Colômbia e do Peru.

Eles foram recepcionados oficialmente na Reitoria da Universidade nesta terça-feira (18/02). Recém-chegados, ainda estão se adaptando com a nova cultura, mas com o entusiasmo de aproveitar ao máximo essa experiência que é única na vida de qualquer universitário. Adriana Niquén Sánchez, de 20 anos, veio da Universidad San Ignacio de Loyola, de Lima, no Peru. Na Unochapecó, a estudante está matriculada no curso de Nutrição e por seis meses, além de participar das aulas, realizará estágio na Clínica Integrada. "Sinto que vou aprender muitíssimo, a educação deve ser diferente do que a do Peru, isso vai ajudar na minha carreira", comenta a intercambista.

Sua estada no país ficou bem mais fácil com a ajuda de Laura Michels. A estudante do 3º período de Medicina é uma 'Amigo Uno' e auxilia a intercambista de diversas formas, desde a hora que ela chegou na cidade a realização de tarefas simples, como localizar-se na Universidade. Laura resolveu participar desse projeto por vários motivos. "Eu sempre achei o espanhol uma língua muito bonita, desde o colégio gostava muito. Além de poder ajudar alguém, queria treinar esse idioma, e está sendo uma experiência muito legal.  Não quero que seja apenas uma parceria momentânea, quero ser para ela uma amiga mesmo, que ela possa contar não somente para coisas da faculdade".

Por meio da mobilidade acadêmica, a Universidade faz seu papel de contribuir para a formação da comunidade local, nacional e também internacional. "Possibilita aos estudantes internacionais vivenciar o dia a dia acadêmico, adquirindo novos conhecimentos, que irão contribuir para sua formação quando retornarem ao seu país de origem. Além disso, essas experiências promovem trocas culturais entre os estudantes locais e internacionais", finaliza a analista de Relações Nacionais e Internacionais da Unochapecó, Liana dos Santos.

Conheça os sete intercambistas que estão na Unochapecó neste semestre:

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Mobilidade academica