Turma de Administração reúne-se após dez anos sem contato

Histórias

Texto Tayvon Bet*

O período da graduação é marcado por mudanças. Alguns mudam da casa aconchegante dos pais para um apartamento menor perto da universidade. Outros mudam de cidade, as ideias, os ares e mudam as responsabilidades. Com tudo isso, mudam o círculo de amigos. Os antigos companheiros de escola dão espaço aos companheiros de faculdade, de trabalhos atrasados, de noites sem dormir por conta de seminários. Mas como tudo na vida é um ciclo, a graduação acaba e novas mudanças se iniciam. A turma que passou alguns longos anos unida, toma rumos diferentes e o contato se perde. Mas às boas lembranças continuam guardadas na mente.

Neste ano, a turma de 1988 formada no curso de Administração da Unochapecó reuniu-se para um reencontro no último dia 25 de agosto. Mas não é a primeira vez que esse evento marcado por risos e revelações de segredos acontece. Houve o reencontro de cinco e 20 anos também. Esse teve como diferencial o tempo, após dez anos sem matar a saudade, a ansiedade dos 29 ex-colegas para rever os velhos amigos era maior.

A ideia da reunião veio de um encontro entre dois ex-colegas da turma no trabalho. A organização do encontro foi responsabilidade de uma comissão composta por sete egressos. Primeiro, foi preciso localizar todos os colegas que estavam espalhados.  Depois foi criado um grupo no WhatsApp, para maior socialização da antiga turma.

Uma das organizadoras, Rosangela Colombi, conta como foi reencontrar os velhos amigos. ''Foi uma experiência maravilhosa. Tudo foi relembrado com muito carinho e alegria'', afirma. Rosangela ainda relembra suas lembranças favoritas como a hora da entrada dos acadêmicos no Cine Astral, onde aconteceu a colação de grau na época e o fato de que a música escolhida para a entrada acabou não tocando.

Trinta anos é tempo suficiente para perder o contato com as amizades, frutos da graduação. Mas para a turma, os anos ganharam um simbolismo emocional. A saudade aumentou e as lembranças ficaram mais latejantes na mente. O terceiro encontro refrescou as velhas memórias e criou novas.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Reencontro