Turma de Publicidade e Propaganda entrega pesquisa realizada na Efapi 2023

Desde 2020, todos os cursos de graduação da Unochapecó contam com a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), um componente curricular que reflete a abordagem pedagógica proposta pela Universidade: aprender por meio da inovação e do empreendedorismo. A disciplina oferece aos estudantes a oportunidade de se envolverem com desafios reais da futura profissão, por meio de parcerias com entidades sociais, poder público e setor produtivo, que apresentam suas demandas e buscam alcançar resultados concretos.

No curso de Publicidade e Propaganda, as ABEx proporcionam que os acadêmicos insiram os novos conhecimentos na conexão entre marcas e consumidores. Neste semestre, a turma do segundo período cursou a disciplina ‘ABEx II: Pesquisa e inteligência de mercado’, que teve como objetivo a coleta e a análise crítica de dados, tendo em vista soluções de problemas de mercado, consumo e comportamento. E para tornar o desafio ainda mais instigante, a associação parceira da vez foi a Comissão Organizadora da Efapi 2023.

A atividade foi desenvolvida durante a feira e abordou cerca de 100 expositores. Os estudantes aplicaram questionários de satisfação para compreender a percepção dos participantes sobre o trabalho no evento. O relatório da pesquisa foi entregue à Comissão Organizadora da Efapi na última quinta-feira (23/11).

De acordo com a professora Elisangela Tais Meneghini, docente que orientou a disciplina, os dados obtidos irão auxiliar de forma importante na tomada de decisões para a realização da próxima edição. “Estamos sempre atentos ao que está acontecendo na cidade e na região, e sabemos da importância do envolvimento dos acadêmicos e da universidade com a comunidade. Toda a equipe da Efapi auxiliou e contribuiu para que a pesquisa fosse realizada”, destaca.

Durante o evento que marcou a entrega do relatório, a presidente de honra da Efapi, Isabel Trierveiler Machado, destacou que a presença da Unochapecó agregou à experiência geral do evento. “Foi uma feira construída com muitas mãos, teve muitas pessoas envolvidas e a Unochapecó teve presença muito importante nas decisões e no apoio e suporte para a realização. O trabalho realizado pelo curso nos dá subsídios de melhorias para a próxima Efapi. Pudemos ver envolvimento deles não só com o questionário em si, mas indo muito além do que foi solicitado. Estamos muito felizes com esse apoio e certamente vamos levar para a próxima Efapi os pontos levantados, tanto positivos quanto negativos, e fazer a próxima edição muito maior e melhor”, avaliou Isabel.

Atividades realizadas diretamente no campo de trabalho, como estas propostas pela ABEx, são estratégicas na formação dos futuros publicitários. Por meio do contato com o desenvolvimento de campanhas reais, em todas as etapas, permite que os egressos embarquem no mercado de trabalho com habilidades práticas e visão crítica sobre as transformações no mundo da comunicação.

“Essa atividade impacta diretamente na formação da turma. Inserir o acadêmico num evento real como a Efapi, com a aplicação de uma pesquisa in loco, permite um repertório vasto de aprendizados, desde a elaboração da pesquisa, o contato com o cliente na coleta de dados, até a elaboração do relatório final com toda a análise de resultados obtidos. Além disso, trazer o cliente para participar do momento da apresentação dos relatórios, é uma demonstração da valorização e do orgulho da Unochapecó por todo o envolvimento e dedicação da turma”, conclui Elisangela.

Publicidade e Propaganda é na Uno!

Com uma trajetória de 20 anos na Unochapecó, o curso de Publicidade e Propaganda acompanha as rápidas mudanças tecnológicas, preparando os estudantes para os desafios do mercado por meio de experiências reais. Os publicitários formados pela Uno, sempre antenados ao mundo das mídias, aprendem a aplicar estratégia, inovação e criatividade para atender diferentes públicos e criar laços entre marcas e consumidores. Aqui, são desenvolvidas habilidades de pesquisa, planejamento de campanhas, desenvolvimento e comunicação de conceitos, e muito mais.

Estudar na Unochapecó, uma Universidade nota máxima no MEC, é sinônimo de garantir uma formação versátil para brilhar em diversos setores da comunicação e publicidade. Durante toda a graduação, os estudantes acessam experiências na Agência de Comunicação Integrada, estágios, bolsas de estudo, pesquisas, intercâmbios e muito mais. Inscrições abertas - faça parte!

Publicidade e propaganda
Pesquisa de mercado