Turmas de Nutrição apresentam seminário sobre práticas realizadas nas ABEx

Comunidade

Presente em todos os  cursos de graduação da Unochapecó, a  Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) busca aproximar o estudante das demandas reais da comunidade externa. Esse contato proporciona efeitos positivos não apenas para os futuros profissionais, que saem da Universidade mais preparados, mas também para quem vê o resultado em ação. No último dia 8, os alunos do segundo e quarto período do curso de Nutrição se reuniram para socializar seus estudos em mais um semestre de ABEx.

O seminário de apresentação das práticas contou com a presença de autoridades dos municípios onde foram desenvolvidas as atividades, docentes e discentes. Estiveram em pauta as disciplinas de ‘ABEx II: Experiências em Alimentação, Nutrição e Saúde: Prevenção e Promoção da Saúde’ e ‘ABEx IV: Experiências em Alimentação, Nutrição e Saúde: Segurança Alimentar e Nutricional’.

A acadêmica Wêmily Nienov, do quarto período, apresentou os resultados do estudo que desenvolveu no semestre: a avaliação antropométrica nas instituições de ensino municipais de pré-escolas e escolas do município de Cunha Porã, abordando o estado nutricional das crianças e dos adolescentes do local. Para a aluna, a prática faz com que a experiência gere excelência e por ser no município que reside auxilia no conhecimento da realidade da população.

“Os resultados foram um tanto inesperados, já que tiveram vários indivíduos que se encontram fora da classificação de saúde, e na fase da infância e da adolescência o acompanhamento desses dados é muito importante, visto que é nessas fases que se constrói o adulto do futuro, e que quando a construção inicia “errada” pode levar a problemas futuros, como o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis e até mesmo transtornos psiquiátricos”, complementa Wêmily.

Na avaliação da professora Nadia Kunkel Szinwelski, coordenadora do curso de Nutrição, apesar de ser uma experiência recente, as ABEx demonstram impactos relevantes na formação dos futuros nutricionistas. As atividades desenvolvidas permitem o contato com a realidade e o desenvolvimento de um perfil crítico-reflexivo, além de ampliarem as habilidades de comunicação entre os estudantes.

Nadia conta que algumas demandas chegam ao curso através de instituições que buscam parcerias, e outras chegam através dos estudantes mesmo, que buscam os contatos e estabelecem as resoluções. Além do conteúdo do curso, as ABEx trabalham a proatividade. “Os alunos corresponderam às expectativas e se engajaram muito com cada etapa do processo, desde o diagnóstico da realidade de cada local, até a avaliação final das atividades desenvolvidas. Os estudantes gostam muito de aliar a teoria com a prática e a ABEx está conseguindo fazer esta articulação muito bem”, afirma a coordenadora.

Gramado dos loureiros
Cunha porã