Unochapecó apoia Semana Cultural em Aldeias de Chapecó

Texto Juliane Bee*

Nesta segunda-feira (16/04), a Escola Indígena de Ensino Fundamental Estadual Fen'nó e a Escola Indígena de Ensino Fundamental Estadual Xapeticó, promovem a Semana Cultural na Terra Indígena Toldo Chimbangue e na Terra Indígena Kondá. O evento é apoiado pelo curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Unochapecó e tem como objetivo socializar informações e conhecimentos sobre as mudanças socioculturais que se fortalecem nos povos indígenas nas últimas décadas.

No Brasil, o dia do índio é celebrado em 19 de abril, porém, conforme a professora Teresa Dill, a data não foi instituída pelos povos indígenas. Ainda assim, o momento é usado para revitalizar a cultura local, por meio da produção e exposição de artesanatos e comidas típicas. As atividades envolvem toda a comunidade.

Serão quatro dias, de 16 a 20 de abril, de uma verdadeira imersão na cultura indígena. A Semana Cultural vai contar com a exposição de materiais pedagógicos, comercialização de artesanatos, danças, cantos, jogos, brincadeiras e alimentos típicos das aldeias. "O evento é uma forma de possibilitar o acesso ao conhecimento da história e da cultura indígena da região, promovendo o intercâmbio de valores culturais existentes na sociedade", comenta a professora.

Momento de reflexão

Integrando o evento, no dia 19 de abril acontece uma roda de conversa no Salão de Atos da Unochapecó. Com o tema "Os desafios e perspectivas dos povos indígenas no atual contexto" o debate contará com a presença da professora Arlene Renk, doutora em Antropologia, o Procurador da República,  Dr. Carlos Humberto Prola Junior, o professor Leonel Piovezana, doutor em Desenvolvimento Regional, e o representante dos povos indígenas, Getúlio Narcizo.

Durante a conversa serão abordados os aspectos antropológicos, jurídicos, educacionais que contribuíram para os processos de transformação e conquistas dos povos indígenas. Segundo a professora Teresa, por meio do debate será possível contextualizar os motivos dessas mudanças, para que a população não indígena compreenda, reconheça ​e imprima ​um espírito de respeito​​ ​a​os povos indígenas ​na perspectiva da alteridade​.

Programação

A Programação na Escola Fen´nó começa na segunda-feira (16) com uma cerimônia de abertura, exposições e apresentações culturais. Já na quinta-feira (19), acontece o ritual de batismo Guarani  e Kaingangue, um momento para relembrar os antepassados. Para encerrar, na sexta-feira (20), serão apresentados jogos indígenas.

Na escola Xapeticó, na segunda-feira (16) os visitantes poderão fazer a degustação de comidas típicas, ver e acompanhar a exposição de armadilhas kaingangue e a venda de artesanato. Na ocasião, também acontecerá uma apresentação do grupo Guerreiros do Kondá. Na quarta (18), será realizado o  ritual do batismo com ervas medicinais e, na quinta (19), as atividades serão feitas na praça Coronel Bertaso, no centro de Chapecó. Para encerrar, na sexta (20) será coroada a 'Índia mais bela'.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Semana cultural
Licenciatura intercultural indígena