Webmail
Menu Busca

Unochapecó arrecada eletrônicos para projeto com crianças e adolescentes

Comunidade

Texto Ana Vertuoso*

 

Com o isolamento social, grande parte das atividades que realizamos no dia a dia deixaram de ser presenciais. Porém, trabalho em home office, aulas remotas, cursos a distância e até mesmo algumas atividades culturais, exigem equipamentos eletrônicos. Então, se você tiver notebooks, smartphones, tablets ou acessórios como teclados e carregadores em bom estado e que não estejam em uso, pode contribuir com o Programa Tamo Junto – Cuidado Integral e Arte, desenvolvido pela Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente (RAIA), um projeto de extensão da Unochapecó.

O programa foi criado para garantir atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, durante a pandemia de Covid-19. Assim, ele irá oferecer acolhimento e promover acesso à saúde, assistência social e cultura por meio de um aplicativo desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, juntamente com o Escritório de Design da Universidade. Este sistema pode ser acessado por meio de computadores de mesa, tablets, notebooks e aparelhos celulares. 

Com o aplicativo, os jovens e suas famílias podem entrar em contato com técnicos da rede de políticas públicas e participar de aulas remotas do Programa Arte Cidadã, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Chapecó. A ideia é que os jovens tenham acesso a aulas de violão, percussão, sopros e literatura, ao vivo ou gravadas, para que possam realizar o enfrentamento criativo de situações estressantes, como é o caso da pandemia. Além disso, o Arte Cidadã também disponibilizará instrumentos musicais para empréstimo.

 

Como ajudar

Quem quiser colaborar com o Programa, pode realizar a doação de equipamentos na Central de Relacionamentos da Unochapecó, das 13h30 às 19h30, ou na Loja Estilo Verde, localizada no Centro Profissional Chapecó, das 09h30 às 18h30. Após a arrecadação, os dados dos aparelhos são deletados e eles passam por processo de manutenção e higienização, antes de serem entregues às famílias por equipes capacitadas, formadas por técnicos do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Efapi (CRAS - Efapi), do Programa Arte Cidadã e do Projeto RAIA.

A Rede de Inovação, o curso de Psicologia, os Programas de Pós-graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde, e os Projetos de Extensão da Unochapecó, Sorriso Para a Vida e Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) também são parceiros do projeto.

 

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Tamo junto
Sistemas de informaçao
Psicologia
Ciencia da computaçao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Pós-Graduação UNOCHAPECÓ
Chame no Whatsapp