VIM envolverá mais de 300 estudantes da Unochapecó neste ano

Comunidade

Texto Jessica De Marco*

Há 16 anos, acadêmicos de diversos cursos da Unochapecó têm a chance de conhecer na prática como funcionam os serviços de atenção básica à saúde da região. A experiência é vivida durante o projeto Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM), que em 2019 acontecerá novamente. A primeira ação já iniciou, antes mesmo dos estudantes retornarem das férias. Os professores e tutores do projeto participaram de segunda (11/02) a quinta-feira (14/02) de uma capacitação para organizar as atividades.

Segundo a professora Ana Acorsi, uma das coordenadoras do VIM, no primeiro momento a ideia é que os professores vivenciem as mesmas experiências que depois serão vividas pelos estudantes. A capacitação inclui as discussões do Sistema Único de Saúde (SUS) e visitas aos espaços onde acontecerão as atividades. Neste ano, participarão da ação mais de 300 acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Odontologia e Fisioterapia, além de 25 tutores.

As atividades acontecem de março a junho, nas cidades de Chapecó, Paial, e Pinhalzinho. O VIM permite a inserção dos acadêmicos nos espaços de saúde para interação com os profissionais e usuários do SUS. As atividades pedagógicas permitem o desenvolvimento de novos olhares sobre o sistema de saúde, momento em que é observada a realidade das ações e dos serviços, os desafios e desenvolvido o processo de aprendizagem das competências necessárias aos futuros profissionais para que possam atuar na sociedade.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Vivencias interdisciplinares multiprofissionais