Ideia fora da caixa

22/07/2020
Por: Jessica De Marco
Dez empresas sustentáveis foram premiadas em 2019

Não existe hora e nem lugar para colocar em prática uma boa ideia. Mas uma coisa é certa: quanto antes ela sair do papel, mais tempo terá para amadurecê-la, até que possa, de fato, entrar em ação. A Escola de Educação Básica Geni Comel, localizada em Chapecó (SC), no Oeste catarinense, vem se destacando justamente por incentivar seus estudantes a desenvolverem projetos de empreendedorismo sustentável ainda durante o ensino médio. A iniciativa, que desafia os estudantes a criarem estudos de viabilidade de empresas fictícias em plataformas digitais, ocorre desde 2014 e já foi premiada duas vezes como pioneira em Santa Catarina.

O professor Marco Antonio Vieira, que está à frente do projeto, explica que a proposta exige dos alunos noções de web design, merchandising, tributação, empreendedorismo sustentável, empresas sustentáveis, demonstrativos financeiros, contrato social e cooperativismo.

“O projeto é realizado nas turmas de primeiro ano do ensino médio, devido aos conteúdos que pressupõem essa contextualização. Assim, damos sentido a uma abordagem que dura aproximadamente quatro meses letivos para ser estudada”, explica o professor.

Na primeira etapa do projeto, os alunos passam pela parte teórica, com problematização e inserção dos conceitos, tipos de impostos, tributação, contrato social, função lucro, ponto de nivelamento, margem de lucro e de liquidez, custos, taxa de retorno, projeção de lucros e faturamento a partir da pesquisa de viabilidade. Ou seja, tudo que vão precisar para, depois, colocar em prática o negócio.

Cerimônia de apresentação das empresas sustentáveis

No segundo momento acontece a ambientação na plataforma gratuita Wix e criação do site comercial. Depois, na terceira parte, ocorre a pesquisa e o debate sobre os aspectos sustentáveis de uma empresa e criação do case de sustentabilidade, que deve conter ao menos uma proposta sustentável de engajamento da empresa. “No quarto momento, são realizadas palestras com profissionais da administração, contabilidade e cooperativismo. Depois, é a etapa de premiação, onde as empresas mais sustentáveis recebem medalhas e brindes, de acordo com uma votação da mesa de autoridades composta por membros da comunidade, legislativo municipal, docentes da Unochapecó e Coordenadoria Regional de Educação”.

Novo momento

Agora, o projeto vai para fora da escola. Em 2020, a EBB Geni Comel participa do programa StartMais – Mudança de Atitudes com Ideias Sustentáveis. Segundo o professor, será uma excelente oportunidade para levar o conhecimento e a expertise adquirida a outros profissionais e jovens. “Era exatamente isso que o projeto necessitava, um incentivo para inspirar novos jovens”, afirma Marco.

A intenção do projeto é prepará-los para o mundo do trabalho, apresentando exemplos de empreendedorismo.

“Mostrar sempre os dois lados. Problematizar, por exemplo, cenários em que a empresa não consegue cumprir as suas obrigações ou início de uma sociedade jurídica. Além disso, elaborar um estudo de caso para avaliar o perfil sustentável da empresa. A partir dessa concepção e com o auxílio do StartMais, a ideia é tornar os alunos multiplicadores dessa proposta, criando uma rede interativa de troca de experiências”.

Uma novidade da Escola para este ano é a criação de um aplicativo. Com ele, a intenção é mapear os talentos e habilidades de cada jovem por meio de um questionário. “Assim, o algoritmo do aplicativo o leva para as propostas empreendedoras que correspondem ao seu perfil. Essas propostas serão em formato de portfólio com os sites das empresas criadas pelos alunos em 2019”, finaliza.