Mais conhecimento

Projetos da EEB Tancredo Neves estimulam a criação de novas ideias pelos alunos

22/07/2020
Por: Gabriel Kreutz
Em 2019, a então aluna da Escola, Bruna Baptista, presidiu a 26ª edição do Parlamento Jovem Catarinense (FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL)

O ensino médio pode ser uma fase turbulenta na vida dos jovens. Afinal, são muitas escolhas a se tomar em um curto espaço de tempo e que podem definir várias questões no futuro. Por outro lado, é também uma chance de os alunos aproveitarem as oportunidades que a escola pode oferecer, para ir além da sala de aula. Na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, do Bairro Efapi, em Chapecó, que está se preparando para participar do StartMais, alguns ex-alunos foram além mesmo. Por meio da participação em projetos, pesquisas e eventos, mostraram que com o conhecimento é possível alcançar novos horizontes.

E o incentivo que a Escola dá para esses assuntos também é muito importante. Afinal, é a partir dessas iniciativas que grandes oportunidades aparecem. A estudante formada no ano passado, Bruna Tainara Ximenes Baptista, é um exemplo disso. Além de ter participado de vários projetos, ela teve uma experiência transformadora ao ser eleita para compor a 26ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), onde também foi a presidente da mesa diretora.

“O ensino médio foi muito bom pra mim. Aproveitei todas as oportunidades que tive, participei de grandes projetos que marcaram positivamente essa etapa da minha vida. Participar de tudo o que foi proposto agregou bastante para o meu conhecimento e me rendeu momentos incríveis. Poder presidir a mesa diretora da 26ª edição do Parlamento Jovem foi uma das experiências mais marcantes que já tive, foi simplesmente incrível”, relata. 

Para definir o que queremos, é muito importante ter vivências que nos aproximam da realidade desejada. Hoje, Bruna é acadêmica da Unochapecó. Ela cursa Direito e a chance de participar do Parlamento, para ela, foi como reafirmar a paixão dela pelo curso. É esse conhecimento sobre as áreas e a chance de inovar que o StartMais quer proporcionar. “Participe! Projetos como esse agregam demais, não só para a formação, mas para o desenvolvimento pessoal também”, completa.

Mente criativa e curiosa

Deixar a timidez de lado para se desafiar a realizar novos projetos foi essencial para que Alex Junior Alves de Lima também vivesse o ensino médio de forma intensa. Por entender que não se pode mudar quando nos conformamos com o que temos, ele desenvolveu um site para escola, do qual o estudante recebeu um retorno do Google.

“O site da Escola foi criado com o objetivo de informar e ser uma plataforma capaz de abrir interações entre professores e alunos com blog, fórum do conhecimento e elementos capazes de fazer isso. Eu tenho habilidade com a construção de sites, então resolvi utilizar para fins educacionais, capaz de ser uma ótima ferramenta de difusão do conhecimento online. Quando submeti o site à SEO do Google, ao ser passado na revisão pela Equipe da Qualidade de Pesquisa do Google, recebi um e-mail dizendo que o site estava ótimo e que em breve seria listado nos resultados do mecanismo do Google”.

Atualmente, Alex é estudante do curso de Design da Unochapecó

Em 2020, Alex iniciou sua graduação no curso de Design da Unochapecó. Para ele, a experiência de estar em uma Universidade é fantástica. Mas antes de ser de fato um acadêmico, a relação dele com a Uno já era bem próxima. “Eu frequentava os espaços universitários durante meu ensino médio, por meio de projetos que fui me inserindo, voluntariamente. Como no projeto ‘Ecopedagogia na Escola’, que me aproximou do ‘Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina’. Hoje sou membro do grupo de pesquisa ‘Direitos Humanos e Cidadania’ e da ‘Rede de Pesquisa Constitucionalismo Latino-Americano, Direitos da Cidadania e Justiça Ambiental’. Ainda, sou bolsista de pesquisa nessa área, por meio do Artigo 170 do Uniedu, desenvolvendo pesquisa científica por meio de edital institucional”, conta.

Abraçar as oportunidades

Também formado na Escola em 2019, para Uziel Alves de Souza, o ensino médio foi um período de muito aprendizado, conquistas e mudanças, onde ele aprendeu a abraçar as possibilidades. Entre as conquistas, ele foi bolsista da Unochapecó, possibilitando estudo, produção de pesquisas e artigos.

“Junto com a professora Debora Vogel da Silveira Dutra, desenvolvemos pesquisas voltadas ao tema "Escola Pública: A Educação Lutando Contra a Violência", investigando o comportamento dos alunos e professores em relação a tal problema. O resultado das pesquisas revelou que a violência está infiltrada na instituição e se apresenta muitas vezes como brincadeiras ofensivas, bullying, tapas, etc. Sempre soube que o conteúdo pesquisado era de suma importância, porém, foi uma surpresa ver o trabalho sendo reconhecido. É muito gratificante ver uma obra na qual você teve participação ser respeitada e parabenizada”.

Uziel aproveitou muitas oportunidades durante o ensino médio

Essa descoberta do mundo da pesquisa, abriu literalmente os horizontes de Uziel. Isso pois possibilitou a ele participar do VI Congresso Nacional de Educação (Conedu), que aconteceu em Fortaleza, no ano passado. “Estar lá foi magnífico, ouvir palestras de mentes brilhantes e inspiradoras, ver trabalhos de professores, doutores e mestres da educação, com certeza foi a melhor oportunidade que eu já havia recebido. Me espantei em saber que eu era um dos poucos estudantes do ensino médio presente naquele evento, mas, mesmo assim, aproveitei ao máximo”, celebra.

Além dessa iniciação científica, assim como Bruna, Uziel participou da 26ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, o que para ele foi uma experiência totalmente inovadora. Foram muitas as oportunidades que apareceram para ele, assim como para quem tem a chance de participar do StartMais, agora. E se por acaso ainda existam dúvidas sobre a participação em projetos como esse, o Uziel tem um recado:

“Eu tive muita sorte no meu ensino médio, pois haviam muitos projetos e trabalhos interessantes disponíveis. Contudo, eu tinha o poder de escolher ou não. E eu resolvi sair da minha zona de conforto e me desafiei a descobrir novos conhecimentos. Não fui obrigado a participar dos projetos, nem me preocupei se valia nota, eu queria aprender o que era desconhecido pra mim. Tinha sede em saber mais. Meu conselho é que não deixem passar essa oportunidade por nada, acreditem, isso vai impactar a mente de vocês, vai agregar muito, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal de vocês. Essas são as minhas palavras, se agarrem à essa chance e façam a diferença!”, finaliza.
 

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