10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

10/10/2012

Prezados colegas

Hoje, dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, que foi comemorado pela primeira vez em 1992, pela Organização Mundial da Saúde - OMS, para conscientizar a todos da importância da saúde mental.

A saúde mental é de extrema importância para a qualidade de vida de qualquer indivíduo e está contemplada na atual definição de saúde da OMS como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

A saúde mental está relacionada com a visão que a pessoa tem de si mesma, de suas relações sociais, seu bem-estar emocional e psicológico, o sentir prazer na vida. É estar de bem com você mesmo, com a vida, enfim, estar em equilíbrio.

Isso pressupõe algumas coisas como hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual, entre outros.

Apesar da correria diária exigida atualmente para dar conta dos compromissos, é preciso se dar conta quando se está passando dos limites, para que a o corpo e mente, não entrem em colapso. Neste processo, cada um deve escolher o que para si significa “ter qualidade de vida” para conservar o “bem estar físico, mental e social”.

Também é necessário reconhecer que poderemos, ao longo da nossa vida, ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas, desenvolvendo capacidades e melhorando a qualidade de vida.

Contribua para manter a sua saúde mental e a das pessoas com as quais convive...


Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - Unovital

comments powered by Disqus